Os Anéis de Poder | 5 livros para conhecer a Terra Média antes da estreia da série

Com estreia prevista para 2 de setembro, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, é a nova produção da Amazon, baseada nas obras fantásticas de J. R. R. Tolkien

Criados por J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis e o Hobbit são, ainda hoje, grandes títulos da literatura que seguem conquistando fãs ao redor do mundo, além de influenciar diversas áreas, como jogos, cinema e própria literatura. O universo onde essas histórias se passam, conhecido como Terra Média, é extremamente rico em detalhes, magia, criaturas e toda uma cultura própria. É, também, palco de diferentes obras escritas por Tolkien, que expandem e aprofundam ainda mais esse mundo fantástico.

A nova série do Amazon Prime Video, O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, é baseada justamente na pluralidade que é a Terra Média e pretende explorar diferentes histórias as quais já conhecemos por Tolkien. A série já teve algumas imagens divulgadas e também o teaser, estreado durante o Super Bowl de 2022, que desperta a curiosidade para a produção e oferece uma prévia das histórias, personagens e lugares que conheceremos e/ou reencontraremos na trama.

A data de estreia de O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder já está confirmada para 22 de setembro de 2022. Pensando em quem já está ansioso por conhecer a Terra Média e quer explorar mais esse universo, selecionamos cinco obras essenciais para ir adentrando o universo e ter a viagem garantida para o mundo fantástico criado por Tolkien.

O Silmarillion

Livro sobre a Terra Média, O Silmarillion

No Silmarillion conhecemos a história dos Dias Antigos, ou Primeira Era. O livro é composto de lendas e contos mitológicos sobre surgimento e desenvolvimento do mundo, uma Terra Média diferente da que encontramos em O Senhor dos Anéis. Aqui nos deparamos com a guerra entre Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio, e os Altos Elfos, tentando recuperar as Silmarils, três importantes joias criadas pelo elfo Fëanor.

Beren e Lúthien

Livro Beren e Lúthien

Compondo um dos contos de O Silmarillion e também citada em O Senhor dos Anéis, a história de Beren e Lúthien é uma história de amor proibido, inspirada na relação do próprio autor com sua esposa, Edith. Beren é um mortal que se apaixona por Lúthien, uma princesa élfica. No entanto, o pai de Lúthien logo se opõe ao romance, impedindo que o casal se case.

Para que possam continuar juntos, o pai de Lúthien impõe uma condição quase impossível a Beren: roubar uma das Silmarils da coroa de Morgoth, o primeiro Senhor Sombrio. Dessa forma, acompanhamos a jornada épica de amor e aventura de Beren e Lúthien ao longo da Terra Média.

Contos Inacabados

Livro sobre a Terra Média, Contos Inacabados

Em Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média, encontramos uma coletânea de contos relativas à Primeira, Secunda e Terceira Era da Terra Média, que correspondem dos Dias Antigos até o final da Guerra do Anel. Apesar de ter sido publicado postumamente e não ter sido finalizado, os contos presentes nesse livro aprofundam histórias e momentos vistos em O Silmarillion, O Senhor dos Anéis e O Hobbit. Importante para quem buscar entender e adentrar ainda mais a Terra Média.

O Hobbit

Livro O Hobbit

O Hobbit é uma das histórias mais conhecidas de Tolkien, a qual ele escreveu baseado em uma história que adorava contar aos seus filhos. Nessa jornada acompanhamos o hobbit Bilbo Bolseiro, que levava uma vida pacata no Condado, até o dia em que o mago Gandalf bate à sua porta e vira sua vida de cabeça para baixo. De repente Bilbo se vê preso a uma aventura, junto ao povo dos Anões, em que precisará cruzar a Terra Média e enfrentar o poderoso dragão Smaug.

O Senhor dos Anéis

Livro O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis é o clássico da fantasia que reúne em um único livro muito do que Tolkien criou ao longo da vida. A história é dividida em três partes: A sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei, em muitas edições divididas em volumes diferentes, mas idealizadas originalmente pelo autor como um único volume.

Na trama acompanhamos o desenrolar de alguns dos últimos acontecimentos de O Hobbit, que acabam se mostrando um sério problema que precisa urgentemente ser resolvido, e que coloca em risco a Terra Média. Dessa vez, os hobbits Frodo e Sam serão os principais guias da viagem e carregarão também o maior peso: destruir o Um Anel e salvar a Terra Média.

A série Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, além de trazer inspirações de diversas obras de Tolkien, tem influência direta dos vastos apêndices que se encontram no livro O Senhor dos Anéis.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Daniela Palmeira
Olá pessoal! Sou estudante de jornalismo, apaixonada por literatura e cinema! Estou por aí sempre escrevendo e conversando sobre livros, filmes e séries.
Artigos: 145
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários