Contos do Amanhã indicado pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro na categoria Efeitos Visuais3 minutos

Vencedora de 17 prêmios internacionais, coprodução da Bactéria Filmes, Druzina Content e Forno FX está revolucionando os conteúdos de ficção científica

Após receber reconhecimento internacional unânime em diversos festivais no mundo todo, o longa de ficção científica Contos do Amanhã, obra-prima do diretor Pedro de Lima Marques, se prepara para concorrer num terreno em que se sente extremamente à vontade: Efeitos Visuais.

É que o filme foi indicado pelo Grande Prêmio de Cinema Brasileiro nessa categoria, após colecionar 29 seleções em 12 países, incluindo o Boston Sci-fi Film Festival, um dos mais importantes eventos do gênero. O longa conquistou 16 premiações internacionais, seis delas correspondentes a melhor filme de sci-fi, além de melhor design de produção e melhores efeitos visuais.
 

Uma produção da Bactéria Filmes em colaboração com a Druzina Content, Contos do Amanhã também conta com a participação da Forno FX, companhia especializada em soluções criativas de pós-produção, que implementou seu inovador modelo de criação de “mundos novos” para desenvolver um conteúdo verdadeiramente disruptivo.
 

De fato, é surpreendente a capacidade e potência criativa condensada na pequena estrutura de pós-produção dos Contos: apenas cinco pessoas (Victoria Ketzer, Bruna Badalotti, Giulia Palermo, Rafael Duarte e Pedro de Lima Marques) aplicaram efeitos visuais em mais de 500 planos do filme, um número próximo ao de superproduções como Malasartes e o Duelo da Morte, o filme com o maior número de efeitos visuais no cinema brasileiro até hoje (700).
 

“Mais de 500 planos do filme tiveram retoques digitais. Como isso foi possível? Podemos sintetizar a resposta em dois vetores. Primeiro, com base na minha experiência com a Forno FX no âmbito dos efeitos visuais, eu pensei todo o filme de forma a criar efeitos que estivessem ao meu alcance, que eu saberia como executar, desde a concepção do roteiro. Segundo, formando uma equipe multidisciplinar, mais generalista e integrada, que pudesse colaborar em diferentes etapas da pós-produção”, comenta Pedro de Lima Marques, diretor do filme e sócio da Forno FX.
 

Aventura adolescente recheada de efeitos visuais e referências aos anos 1990, Contos do Amanhã, conta com um elenco de mais de 100 atores e figurantes – escolhidos em uma chamada pública que reuniu mais de 700 candidatos. O trabalho começou ainda em 2014, com filmagens em Porto Alegre, litoral e serra gaúcha. Toda a pós-produção foi feita no Brasil, por meio de um fundo de financiamento municipal local e muita criatividade. Confira o trailer:


Considerado uma superprodução pela Rolling Stone, Contos do Amanhã teve a sua estreia em cinemas no final do ano passado e está disponível via Canal Brasil nas plataformas de streaming NOW, Oi Play e Vivo Play. A distribuição é da Europa Filmes, em colaboração com Araçá Filmes e Cavideo, com financiamento do Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura de Porto Alegre.


 O Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, a maior premiação do audiovisual nacional, acontecerá presencialmente em agosto de 2022, no Rio de Janeiro.

Continue lendo aqui no OtaGeek:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Luna | A Patroa da Redação
Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?
Artigos: 883
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários