Entrevista | Massive Work Studio chega mostrando que o Brasil também é bom em criar jogos7 minutos

O estúdio brasileiro Massive Work lançou no dia 19 de maio o jogo Dolmen, e nós tivemos o prazer de entrevistar o estúdio. Venha saber mais sobre este jogo, o trabalho deles e planos para o futuro.

Os estúdios brasileiros ganhado espaço no universo dos jogos, tivemos exemplos como Horizon Chase Turbo, Chroma Squad e vários outros jogos que vem dando visibilidade para a indústria brasileira, porém o pessoal da Massive Work Studio não veio pra brincadeira. Desenvolvendo Dolmen, o mais novo jogo no estilo Soulslike com combates tanto corpo a corpo quanto a distância, ele chegou no dia 19 de maio e já está chamando atenção do público.

E para muitos que não conhecem ela, A Massive Work Studio é uma desenvolvedora de jogos brasileira, ela tem sua sede em Natal-RN, entretanto os colaboradores estão espalhados pelo Brasil inteiro. O estúdio estava trabalhando no jogo Dolmen que foi lançado dia 20 de maio. E em parceria com a Publicadora Austríaca / Alemã Prime Matter, subsidiaria da Korch Media.

E nós do Otageek tivemos a oportunidade de entrevistar o pessoal da Massive Work Studio. Então, vamos a entrevista?

Otageek (Ota): Algumas pessoas podem não conhecer o trabalho de vocês ou a Massive Work Studio, vocês podem falar um pouco da história de vocês?

Massive Work Studio(MWS): Nossa história começou em 2016 quando amigos se reuniram para criar um protótipo do Dolmen e levar para a feira BGS em SP, com o intuito de ter um material para apresentar para possíveis investidores.

Desde então a empresa foi criada e foi dado o início a produção do jogo Dolmen.

Em 2018 efetuamos um financiamento coletivo no Kickstarter com o intuito de arrecadar recursos para desenvolvimento do game.

Dolmen kickstarter
Dolmen conseguiu 134% do Kickstarter

Após o Kickstarter, efetuamos polimento para apresentar nosso jogo para diversas publishers até a entrada da Prime Matter.

A entrada da publisher Prime Matter foi um marco para o projeto, além de adquirir conhecimento com eles, foi possível aumentar a equipe e implementar novas tecnologias no projeto.

Com o lançamento do jogo em 2022, esperamos colher o resultado do nosso trabalho e ver qual vai ser a recepção do público.

Ota: Em maio deste ano teremos o lançamento do jogo que vocês estão desenvolvendo, o Dolmen, vocês podem falar um pouco dele pra gente e quais são as expectativas pro lançamento?

MWS: Nossa expectativa é que o público aprecie a variação de tema que estamos oferecendo ao gênero soulslike. Esse gênero é muito mais rico em fantasia e nós fizemos um jogo sci-fi, o que é raro nesse tipo de jogo. Além disso, outros elementos que colocamos no jogo, como o modo energia e a variedade de armas para combate a distância devem diferenciar o Dolmen dos demais títulos que existem. Se a comunidade gostar e criarmos uma base, iremos analisar se daremos seguimento com DLCs.

Ota: Vocês participaram da BGS em outros anos, mas em 2021, durante o Summer Game Fest vocês tiveram um World Premier com o jogo Dolmen na Prime Matter, e foi incrível poder ver um estúdio brasileiro mostrando um jogo tão denso e rico em inúmeros aspectos. Como foi pra vocês a exposição do Dolmen dentro do mercado mundial de jogos?

MWS: Fomos bem aceitos pelo público em geral e nos encheu de ânimo e orgulho estar presente nas maiores feiras e eventos do mundo. Para os desenvolvedores é satisfatório quando passamos anos atrás da cortina e chega o dia de mostrar nosso trabalho. Muita gente nos deu apoio para chegar aqui, então corresponder a toda essa energia e esforço é gratificante, com certeza.

Ota: Ser um estúdio brasileiro de jogos já deve ser uma tarefa difícil, quais foram as principais dificuldades que vocês encontraram até consolidar a Massive Work?

MWS: As principais dificuldades foram a falta de recursos, pois esse tipo de investimento é considerado arriscado e de médio ou longo prazo, e a falta de expertise para tratar com parcerias internacionais, sem as quais um projeto desse tamanho não pode dar certo. Essas dificuldades, felizmente, foram vencidas no decorrer do desenvolvimento. Erros que nos ensinaram a nos tornar melhores, igual a um soulslike (risos).

Ota: Vocês têm outros jogos em desenvolvimento? E quais os planos para o futuro da Massive Work?

MWS: Não temos novos jogos em desenvolvimento, pois nossa visão e estratégia como empresa é focar apenas em um projeto de cada vez. Após o lançamento, estudaremos a possibilidade de uma DLC.

Ota: Novos desenvolvedores muitas vezes não sabem por onde começar a criar seu próprio estúdio de jogos, quais conselhos vocês dariam para quem está entrando neste universo?

MWS: Ao iniciar uma empresa tenha clareza dos objetivos a serem alcançados, estabeleça pequenas milestones para a equipe de desenvolvimento.

Tenha foco. Hoje o mercado de games é crítico e competitivo, sendo assim quanto mais foco sua equipe tiver, maior a chance de sucesso.

Não pare de desenvolver jogos.

Dolmen, o soulslike brasileiro da Massive Work Studio

No dia 20 de maio o jogo Dolmen foi lançado para várias plataformas, desenvolvido pela Massive Work Studio e publicado pela Prime Matter, o jogo se passa em um universo de ficção cientifica onde, após a humanidade colonizar vários sistemas solares utilizando a viagem espacial, um sistema chamado Reviam chamou a atenção por emitir radiação diferente de outros sistemas, tendo apenas um planeta no sistema, Revion Prime.

Massive Work Dolmen - Cristal
Os cristais Dolmen podem ser a resposta pra tudo que vem acontecendo no planeta Revion Prime.

Os interesses científicos e militares da Zoan Corp sobre a possibilidade de outras dimensões podem desestabilizar o equilíbrio politico atual. Não sendo o bastante, uma nova espécie alienígena chamada Vahani. Ao que tudo indica, os Vahani eram responsáveis por vagar pelos universos ajudando na evolução das espécies. Agora cabe a você descobrir os interesses obscuros dos Vahani e se a criação das xenoespécies tem alguma influência deles. É sua hora de descobrir os segredos do planeta Revion Prime e dos seus cristais, o Dolmen.

Dolmen foi lançado no dia 20 de maio para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S e PC.

Leia Também:

Essa foi nossa entrevista com a Massive Work Studio, agradeço pela oportunidade de entrevistar vocês, jogos como Dolmen mostram que o Brasil consegue fazer jogos tão bons quanto os “AAA”. O jogo Dolmen veio chamando atenção e mostrando que estúdios brasileiros tem potencial. A Prime Matter viu isso e que este seja o primeiro de muitos jogos da Massive Work Studio.

Você pode seguir o trabalho deles pelo site clicando aqui, pelo Discord, pelo Facebook e também pelo Twitter.

Se você jogou o Dolmen, conta pra gente o que achou do jogo nos comentários, quem sabe a gente não solta uma matéria falando do jogo.


Ouça nosso último podcast OTGCAST #74 – Vamos falar sobre Cavaleiro da Lua

Eu estou sempre jogando. Temos LIVE toda quarta, sexta e sábado às 22:00 na TWITCH. Estamos finalizando Bloodborne, a votação para o próximo jogo estará aberta no Instagram no dia 25 de maio. Podem me chamar na PSN também, estamos jogando a Ladder do Diablo 2 Resurrected no PS4. Abraço pra todo mundo e FUI!

Perfil da PSN e logo do Xbox e Steam
Minha PSN

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Pedro Hilário
Nerd, gamer, amante de HQs, filmes de terror, colecionador de CDs de bandas que ninguém conhece, barman e Streamer. Prazer, eu sou Hilário.
Artigos: 385
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários