Análise | Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl, vale a pena jogar?7 minutos

Pokémon Diamond & Pearl são jogos bem queridos pelo público, e por serem tão adorados eles receberam remakes, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl são os novos jogos da região de Sinnoh para o Nintendo Switch. A responsabilidade de refazer os jogos ficou com o estúdio ILCA, o mesmo do Pokémon Home.

Dialga e Palkia em destaque no banner dos jogos Brilliant Diamond e Shining Pearl
Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl / Reprodução: Nintendo Company

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl

Produzidos pelo estúdio japonês ILCA, os remakes trazem de volta a experiência de se aventurar pela região de Sinnoh, o estúdio entregou jogos completamente fiéis aos clássicos. Mas tamanha fidelidade acabou promovendo uma grande divisão entre os fãs. Grande parte do público não gostou de ter um jogo 100% original ao clássico, pois eles esperavam encontrar remakes equilibrados, com conteúdo novo e nostalgia

Mas nem tudo é tão igual assim, Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl se diferenciam pelo estilo de arte escolhido, diferente dos jogos clássicos e do Pokémon Sword e Shield, o Brilliant Diamond e o Shining Pearl foram feitos em cima do estilo Chibi, o que acabou dando um toque de fofura a mais nos jogos.

E falando em fofura, a mecânica de andar junto a um pokémon retornou, além de ser uma mecânica fofa e adorada pelos fãs ela é bem útil pois aumenta a felicidade do pokémon, status necessário para atingir certas evoluções.

Treinador Pokémon e Heracross no jogo Pokémon Brilliant Diamond
Ao caminhar com seu Pokémon você pode obter berrys especiais!
Treinador usando a Bike no Pokémon Brilliant Diamond
Andar com seu Pokémon fora da Pokeball aumenta o nível de felicidade!

Todo o cenário e os efeitos foram refeitos e polidos, ao entrar em batalha o cenário muda completamente, servindo um show de beleza e arte, principalmente em áreas de floresta ou água, o background das batalhas é muito lindo e cheio de efeitos, agora você consegue observar muito mais detalhes, o que proporciona uma imersão muito melhor ao jogador.

E a fim de facilitar a vida dos treinadores, os remakes alteraram a mecânica de HMs, não é mais preciso ter um Bidoof HM Slave, tudo o que você precisa agora é de seu pokewatch e a insígnia necessária, muito mais qualidade de vida em Sinnoh! Além dessa mudança, agora não é mais necessário ir até um centro Pokémon para acessar as boxes de Pokémon, você pode alterar seu time em qualquer lugar e a qualquer momento.

Cenário de batalha no jogo Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl
Cenário de batalha todo refeito
Cenário de batalha no jogo Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl
Diferentes animações ao se iniciar uma batalha
Jogabilidade e dificuldade

Além da alteração no sistema de HMs, os remakes trouxeram o Grand Underground, nele você irá encontrar Pokémons selvagens mais fortes e raros iguais ao Munchlax. A Inteligência artificial dos treinadores está bem mais trabalhada, os líderes estão bem mais competitivos, juntamente da Elite 4, a qual está bem mais difícil, principalmente a Cynthia que agora tem seus Pokémons com natures, IVs e EVs corretos, tudo organizado e planejado para acabar com todo o seu time.

Os remakes incluíram todos os novos ataques, o que expandiu muito as possibilidades de uso e estratégias a serem usadas, um prato cheio de gameplay para os jogadores do competitivo que terão muito trabalho para montar a equipe desejada.

Personagem Cynthia de Pokémon em destaque
Cynthia a campeã de Sinnoh (Também conhecida como patroa da franquia)

Após enfrentar a Elite 4 o pós jogo se resume em breedar Pokémons 6 IVs e treiná-los para subir a Battle Tower ou batalhar online. O breed se tornou um pouco mais fácil, pois agora você consegue ver os IVs dos Pokémon que estão nos boxes do PC, facilitando muito a vida dos treinadores competitivos. Mas atenção! Tal função só fica disponível após vencer a Elite 4.

Fora esses detalhes todo o jogo continua fiel ao clássico, o que pode agradar a muitos e desagradar a outros que esperavam muito mais dos remakes.

Arte e detalhes

O estilo gráfico escolhido para os remakes causou bastante dentro do fandom de Pokémon, muitos acharam fofo e outros desaprovam bastante, pois o estilo Chibi não aproveitava o potencial do Switch. Aparentemente o estúdio escolheu focar em entregar nostalgia para os jogadores, por isso eles escolheram tal estilo de arte, mudando para um estilo mais detalhado somente na horas das batalhas.


Durante as batalhas o gráfico muda e se torna bem mais detalhado e bonito, servindo cenários incríveis com diversos detalhes de luz, sombra e brilho um verdadeiro show de efeitos durante as lutas. Os ginásios e as lutas com a equipe Galáctica proporcionam backgrounds maravilhosos de se encher os olhos, compensando bastante o estilo “SD”, usado nos remakes de Diamond e Pearl.

Personagem Cyrus de Pokémon em destaque
Cenário de batalha contra Cyrus
Conclusão

Pokémon Brilliant Diamond e Shining Pearl conseguiram entregar o que prometeram, remakes fiéis e capazes de proporcionar inúmeras horas de diversão e gameplay para todos os jogadores, sejam eles antigos ou novos na franquia. Vale a pena jogar? Sim!! Vale muito a pena, principalmente se você gosta da região de Sinnoh. Com certeza essa dupla de remakes vai aquecer seu coração e te proporcionar muita diversão junto aos seus Pokémon preferidos. 

Durante a minha gameplay eu observei os seguintes pontos positivos: Jogo mais rápido, fidelidade aos clássicos, cenários mais bonitos e detalhados, maior sobrevida no pós jogo com captura de diversos lendários, inclusive o Arceus se você tiver o Pokémon Legends: Arceus concluído.

Mas como nem tudo são flores os remakes também apresentam alguns pontos negativos, dos quais posso citar os seguintes contras: Ausência de batalhas ranqueadas, Pokémon com escalas de tamanho erradas e problemas com o sistema de dia/noite dentro do jogo.
Mas mesmo com todos estes pontos os remakes conseguiram me divertir e possibilitar diversas horas de gameplay.

O que achou da nossa análise? Comente com a gente a sua opinião! Queremos saber o que acharam dos remakes da região de Sinnoh!

Confira também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Norman
Escrevo sobre animes, jogos, séries farofa e jogo uns joguinhos aí na Twitch. Criador de conteúdo verificado pela miHoYo
Artigos: 223
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários