10 séries de terror que merecem a sua atenção9 minutos

2022 promete pro cinema de terror. O sucesso de Pânico marcou o começo do ano, e entre as estreias mais aguardadas estão Nope, o novo trabalho de Jordan Peele (de Corra e Nós), e The Black Phone, próximo longa da Blumhouse, assim como sequências de A Órfã, O massacre da serra elétrica, Halloween, e Olhos Famintos.

Enquanto você espera essas estreias, separamos 10 séries de terror e suspense que merecem uma maratona!

The Exorcist

The Exorcist. - Otageek

Apesar de ser um dos maiores filmes de horror, a série de O Exorcista não chamou muito a atenção do público. A série tem duas temporadas, cada uma focada em um caso diferente de possessão, que é finalizado ao fim da temporada, e um arco maior envolvendo a jornada dos padres Marcus (Ben Daniels) e Tomás (Alfonso Herrera, nosso querido ex-Rebelde), e aborda temas de fé x religião e corrupção dentro da igreja.

The Exorcist infelizmente foi cancelada ao fim da sua segunda temporada, então, embora os casos de exorcismo tenham sido fechados, a história geral ficou com algumas pontas soltas. Mesmo assim, se você for fã de horror, vale a pena assistir. As duas temporadas estão disponíveis no Prime Video.

The Strain

The Strain - Otageek

Adaptada de uma história de Guillermo del Toro e Chuck Hogan, o começo de The Strain dialoga com os tempos de pandemia que estamos vivendo: a série gira em torno do Dr. Ephraim Goodweather, chamado para investigar um avião onde todos morreram devido a um vírus misterioso. Ele logo percebe que, longe de ser uma gripezinha, os infectados se transformam em vampiros.

Como não podia deixar de ser em um trabalho de Guillermo del Toro, a mitologia dos vampiros é bem interessante: longe de góticos sensuais, os vampiros da série são asquerosos e animalescos, com elementos de lendas Filipinas e Europeias.

A série foi finalizada após quatro temporadas, e está disponível no Star+.

Slasher

Slasher - Otageek

Com a volta cada vez mais forte dos slashers, vale a pena conferir essa homenagem ao gênero. Nessa antologia, cada temporada foca em um novo grupo sendo morto um a um por um assassino mascarado. Apesar de não ser a melhor do gênero, Slasher consegue entreter pelos clichês e a graça de adivinhar quem é o assassino. As três primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix. A quarta já foi finalizada nos EUA, pelo streaming Shudder, mas não tem previsão de chegar aqui.

Calls

Calls - Otageek

Uma série de histórias aparentemente desconexas, que ficam cada vez mais assustadoras à medida que vamos descobrindo sua ligação com um evento apocalíptico, numa mistura de terror, drama e ficção científica. Como se já não fosse o suficiente, Calls inova na apresentação: escutamos essas histórias através de, como diz o nome, ligações telefônicas, sem vermos os atores, que são, em sua maioria, nomes conhecidos, como Aubrey Plaza, Pedro Pascal, Nick Jonas, e outros.

Apesar disso, se engana quem acha que dá pra consumir Calls como um podcast: as imagens caleidoscópicas e hipnotizantes que se formam na tela ao longo do episódio também ajudam a construir a história. A primeira temporada de Calls está disponível no Apple TV+, e ainda não há notícias se haverá uma segunda, mas a história é finalizada.

Buffy, a Caça Vampiros

Buffy, a Caça Vampiros - Otageek

Aproveitando o retorno dos anos 90, muita gente pergunta se ainda vale a pena assistir Buffy, e a resposta é sim!

A série é uma continuação do filme de 1992, e conta a história de Buffy Summers, uma adolescente que é a escolhida para ser a Caçadora, a responsável por proteger a humanidade de vampiros e outros seres das trevas.

Apesar da premissa fantasiosa, a série frequentemente usava o terror sobrenatural pra falar de assuntos bem reais, como abuso, bullying, vícios e sexualidade, e foi pioneira na representação lésbica na TV.

As sete temporadas estão disponíveis no Globoplay e no Star+. O Star+ tem também o filme que deu origem à série.

Angel

Angel - Otageek

Angel é a prima menos famosa de Buffy. O spin-off segue o vampiro Angel, ex da Caçadora, que, consumido pela culpa após recuperar sua alma e se dar conta dos horrores que cometeu,  se muda para Los Angeles para tentar expiar seus pecados e ajudar os necessitados. Enquanto Buffy lidava com os problemas da transição da vida adolescente para a vida adulta, Angel se propunha a falar de temas mais maduros, como gravidez, violência policial, e o lado obscuro do sonho de Hollywood.

A série teve cinco temporadas, e vários personagens transitaram entre Angel e Buffy. Algumas histórias, inclusive, começavam em uma das séries e terminavam na outra (felizmente com uma recapitulação pra quem não tinha acompanhado). Disponível pela primeira vez em streaming no Brasil, Angel está também no Star+.

The Purge

The Purge - Otageek

O sucesso da série de filmes Uma Noite de Crime levou a uma série de duas temporadas, de dez episódios cada, seguindo um grupo diferente de personagens lidando com a noite do Expurgo. Enquanto a primeira temporada se passa em uma única noite, seguindo os moldes dos filmes, a segunda se passa no período de um ano entre duas noites do Expurgo, e explora mais o efeito que essa noite tem na sociedade.

Apesar de planos dos criadores para uma terceira temporada, a série foi cancelada, mas por ser uma antologia, as duas temporadas são fechadas. The Purge está disponível no Prime Video.

Crenças – Histórias de Horror

Crenças - Otageek

Derivada do podcast Lore, que é o nome da série em inglês. Misturando documentário e dramatização, Crenças se propõe a explicar a origem de lendas populares, como vampiros, lobisomens e fadas, e a história por trás de acontecimentos assustadores.

Crenças foi cancelada após duas temporadas, mas felizmente cada episódio é uma história, então dá para assistir sem problemas. As duas temporadas estão disponíveis no Prime Video.

Harper’s Island

Harper's Island - Otageek

Seguindo a fórmula lançada pelo clássico E Não Sobrou Nenhum, de Agatha Christie, Harper’s Island segue um grupo de pessoas que viaja até uma ilha isolada para um casamento. À medida que mortes misteriosas começam a acontecer, os sobreviventes precisam descobrir quem é o assassino, antes que sejam a próxima vítima. A premissa é clichê, mas os personagens carismáticos, mortes criativas e o mistério interessante fazem Haper’s Island valer a pena.

Apesar de não ser tão famosa, a série tem um certo status cult, e tem fãs até hoje. Infelizmente não está em nenhum serviço de streaming no Brasil.

The Twilight Zone

The Twilight Zone - Otageek

Encerrando nossa lista, vem a clássica The Twilight Zone, conhecida aqui no Brasil como Além da Imaginação. A série original, criada em 1959 por Rod Serling (que também era o Narrador), foi um marco na cultura pop e ajudou a popularizar vários conceitos da ficção-científica. Cada episódio conta uma história, passando por diversos gêneros, como fantasia, terror e suspense, e a série é famosa por seus plot twists. Além disso, vários episódios tratam de temáticas sociais, como racismo, corrupção no governo e guerra.

Além da Imaginação foi revivida em 1985 e em 2002 sem muito sucesso. Em 2019 uma quarta versão foi lançada, produzida e apresentada por Jordan Peele, que também toma o papel de Narrador. Como era de se esperar do trabalho do diretor, a série atualiza suas temáticas para o cenário atual, sem perder seu caráter crítico.

Infelizmente essa nova versão foi cancelada após duas temporadas, disponíveis no Prime Video. As temporadas mais antigas não estão disponíveis em nenhum streaming no Brasil.

Confira também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Luana Roque
Tradutora apaixonada pela cultura pop em geral. Leitora assídua, amante de terror, viciada em séries e filmes e ruim no vídeo game.
Artigos: 95
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários