Morbius se passa em qual universo?

Morbius conta a história de origem de um dos vilões do Homem Aranha, procurando uma cura para sua doença, Michael Morbius mistura DNA humano com o de morcego e acaba se transformando em um vampiro. Uma origem bem simples e que poderia ser explicada em uma cena no filme do próprio Homem Aranha, mas acabou se transformando em um filme de quase duas horas. 

morbius - otageek

O grande problema desse filme foram os trailers que entregaram muitas pistas sobre o universo em que o filme se passava, poderia ser no do Tobey Maguire, no do Andrew Garfield ou do Tom Holland. Apesar das cenas pós-créditos nos darem uma ideia do que pode acontecer no futuro, nada está muito claro. 

ATENÇÃO! ALERTA DE SPOILERS DE MORBIUS.

As cenas pós-créditos

Na primeira cena vemos o Michael Keaton aparecendo em uma prisão no universo de Morbius por causa do feitiço do Doutor Estranho no final de Sem Volta para Casa, mas não sabemos como isso aconteceu, já que teoricamente, as pessoas que sabiam a identidade do Peter foram para o MCU, não o contrário, então isso foi jogado de qualquer jeito no filme.

Adrian Toomes saindo da prisão - otageek
Adrian Toomes saindo da prisão.

Mas como nesse universo ele não existe, não tem motivo para ele continuar preso, então ele é solto. Logo, se ele apareceu nesse universo, quer dizer que ele não está mais no MCU, ou seja, esse não é o mundo do Tom Holland. 

Na segunda cena pós-créditos, o Michael Keaton já aparece como Abutre e vai de encontro ao Morbius e diz que não entende como chegou naquele universo, mas provavelmente tem alguma coisa a ver como Homem Aranha, então pede para o Morbius se juntar a ele, dando a entender que esse pode ser o começo do Sexteto Sinistro. 

o abutre - otageek
O Abutre em De Volta ao Lar.

Muitas coisas não fazem sentido nessa cena, primeiro, como ele conseguiu a roupa do Abutre nesse universo? E segundo, o Morbius foi tratado como um herói no filme, ele matou algumas pessoas no começo, mas eles eram “vilões”. Depois, ele não mata mais ninguém e ainda quer impedir que seu amigo se torne um assassino. Então como ele pode querer se unir ao Abutre contra o Homem Aranha se ele foi retratado como herói? 

Morbius lutando contra seu amigo no filme.
Morbius lutando contra seu amigo no filme.

Esse filme tem muitos erros, mas o principal foi tratar o Morbius como um herói, ele deveria ter sido, no mínimo, um anti-herói. Poderiam ter feito um excelente filme de vampiro sem apelar para os clichês de vilão com os mesmos poderes do protagonista e outras coisas que já estamos cansados de ver nesses filmes. 

Tobey Maguire ou Andrew Garfield?

Depois de Sem Volta para Casa, os rumores para um quarto filme do Tobey Maguire e um terceiro do Andrew Garfield aumentaram, principalmente o de Espetacular Homem Aranha 3. Então, como foi estabelecido na segunda cena pós-créditos e o diretor do filme também confirmou, existe um Homem Aranha nesse universo, mas qual dos dois? 

Nos trailers de Morbius algumas coisas são reveladas, mas só servem para nos deixar mais confusos, como essa cena com um cartaz do Homem Aranha do Tobey Maguire pichado com “assassino”. 

morbius e o cartaz do aranha - otageek

Ou essa cena da Torre Oscorp dos filmes do Andrew Garfield.

oscorp em morbius - otageek

Mas uma coisa que temos certeza é que esse filme também se passa no mesmo universo de Venom, por conta dessa cena. 

Morbius fingindo ser o Venom - otageek
Morbius fingindo ser o Venom.

Só que no filme nenhuma dessas cenas está presente, então só resta especular, o mais provável é que tudo isso seja feito no universo do Andrew Garfield, os fãs estão implorando por um terceiro filme desde a estreia de Sem Volta para Casa e o universo do Tobey Maguire já tem um Venom.

Apesar de tudo, seria uma pena ver o Andrew Garfield em um filme com vilões com uma construção tão mal, nenhum deles foi bem desenvolvido, nem mesmo Venom com dois filmes consegue se passar por vilão. 

Nenhum deles tem um bom motivo para ficar contra o Homem Aranha, talvez só o Abutre, porque ele quer voltar para o universo dele, mas mesmo assim, ele não é o suficiente para convencer outros cinco vilões a lutar contra o amigão da vizinhança. Nem mesmo a cena pós-créditos do segundo filme de Venom faz sentido, como o simbionte quer atacar ele só por ter visto uma foto do aranha na televisão? 

Cena pós créditos de Venom: Tempo de Carnificina - otageek
Cena pós créditos de Venom: Tempo de Carnificina.

Além disso, temos outro filme de vilão para o ano que vem, Kraven está previsto para janeiro de 2023 e também deve se passar nesse universo. Agora resta saber se ele vai ser bem desenvolvido como vilão ou vai se passar por um herói no filme. 

O futuro do universo do Homem Aranha na Sony é incerto, mas pelo pouco que sabemos, não parece muito promissor, Andrew Garfield não merece voltar para um filme com personagens tão mal desenvolvidos. 

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Matheus Cassadante
Artigos: 158
Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Morbius se passa em qual universo? […]

[…] assim como Venom, e nenhum dos dois faz parte do MCU (Marvel Cinematic Universe). Ou faz? Leiam este artigo e tirem suas […]

[…] Morbius se passa em qual universo? […]