Batman Terra Um e as referências em The Batman

Antes de The Batman estrear, a internet se encheu de listas recomendando quadrinhos para assistir ao filme, inclusive o Otageek, mas um quadrinho que todos negligenciaram foi Batman Terra Um, que nunca foi muito popular entre os fãs da DC. 

A linha de quadrinhos Terra Um foi uma iniciativa da DC para contar a origem dos personagens da editora em um universo paralelo, então são os mesmos heróis, mas com algumas diferenças. Outros personagens que fizeram parte dessa linha foram Superman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde e Jovens Titãs. 

Os heróis da DC na Terra Um. - otageek
Os heróis da DC na Terra Um.

Depois de assistir ao filme, a referência é bem óbvia, mas não é uma cópia, apenas conseguiram se inspirar nas coisas boas, então aqui estão todas as semelhanças entre os dois produtos.

Bruce Wayne

Assim como no quadrinho, o Bruce Wayne do filme é mais recluso, não sai de casa e não participa da filantropia de Gotham, está sempre preocupado em ser o Batman e se tornar um vigilante melhor.

bruce wayne não querendo ser uma figura pública. - otageek
“Não posso me expor assim.”

Com o passar do tempo, ele percebe que não pode ficar recluso e entende que precisa fazer mais do que ser apenas o Batman, por isso é capaz de nos próximos filmes desenvolverem melhor o Bruce Wayne e o transformar no filantropo que todos conhecemos.

Alfred

No filme, fica subentendido que o Alfred pode ter treinado o Bruce e também que ele sabe resolver pistas e já lutou na guerra, assim como no quadrinho, aqui o Alfred treina o Bruce, não a Liga das Sombras ou o Ra’s Al Ghul, apenas o Alfred. Como nada disso foi dito no filme, não fica claro se o treinamento do Batman foi só com o mordomo ou se ele viajou o mundo para aprender.

bruce e alfred brigando - otageek
Bruce e Alfred brigando.

James Gordon

O filme não aprofunda muito o Gordon, ele ainda não é comissário, mas é uma coisa que pode ser melhor explorada no futuro, ia acontecer na série sobre a polícia de Gotham, mas acabou sendo substituída por uma sobre o Asilo Arkham. 

james gordon e harvey bullock - otageek
“Em Gotham é tira mau e tira mau.”

Mas no quadrinho ele também não é comissário ainda e tenta lutar contra a corrupção de Gotham, também é o único que acredita no Batman e o ajuda, principalmente nos volumes dois e três, no primeiro eles ainda estão se estranhando. 

Como é o primeiro ano do Batman no quadrinho, ele ainda não é um bom detetive, mas o Gordon acaba ajudando ele, principalmente no segundo volume, quando eles precisam lidar com o Charada. 

gordon e batman - otageek
“Isso não foi um acidente.”

Charada

O Charada é um pouco semelhante com o do filme, nos dois ele quer destruir os corruptos e salvar Gotham, a diferença é que no filme ele pensa que está fazendo isso junto com o Batman, mas no quadrinho ele sabe que é um inimigo do homem morcego. 

batman socando o charada - otageek
Batman socando o Charada.

Mulher Gato

A semelhança entre a personagem do filme e a do quadrinho é bem óbvia, nos dois ela é uma ladra e ocasionalmente trabalha com o Batman quando os motivos dos dois estão aliados, mas o uniforme dela no quadrinho é muito estranho.

mulher gato e batman - otageek
“Que surpresa te ver de novo.”

Pinguim

Esse é o personagem com menos desenvolvimento na Terra Um, o vemos sendo prefeito de Gotham e controlando a cidade com uma rede de criminosos. Ele também está um pouco ligado com a morte dos pais do Bruce, porque ele está concorrendo como prefeito de Gotham contra o Thomas Wayne e acaba ganhando depois da morte dos Waynes.

pinguim como prefeito - otageek
“Prefeito Oswald Cobblepot. Aos seus serviços, Sr. Wayne.”

O problema é que o Pinguim morre muito cedo, a melhor participação dele é com o Batman, quando o homem morcego entrega uma das frases mais famosas do filme.

batman sendo a vingança - otageek
“Quem é você?”
“Sou a vingança.”

Então mesmo que quase ninguém tenha falado sobre esse quadrinho, a semelhança é bem óbvia e os roteiristas o usaram como uma forte fonte de inspiração. Os três volumes foram publicados no Brasil pela editora Panini.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Matheus Cassadante
Artigos: 158
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Batman Terra Um e as referências em The Batman […]

[…] Batman Terra Um e as referências em The Batman […]