Crítica | Pokémon Legends: Arceus, o jogo que a franquia precisava8 minutos

A franquia Pokémon alcança um novo nível com seu Legends.

Após anos aguardando uma evolução na franquia, Pokemon Legends: Arceus chegou para acabar com essa espera.

O novo jogo de Pokémon chega em um momento necessário para a franquia. Após muitas críticas a Sword and Shield e a repetição incessante da fórmula, Legends traz diversos pedidos que os fãs sempre fizeram para um jogo.

Era antiga, história nova

A história se passa em Hisui, que nada mais é do que Sinnoh na época em que foi descoberta. Na história, o protagonista precisa investigar portais interdimensionais que estão deixando alguns pokémons mais fortes e violentos. E enquanto você faz esta jornada, ainda é encarregado de ajudar o professor a criar a primeira Pokedex. Existem outros spoilers nesse início, mas deixaremos a surpresa para quem jogar.

Cyndaquil, Rowlet e Oshinawett em Pokémon Arceus
Os 3 iniciais do novo jogo.

Além da nova premissa, o jogo também conta com uma mecânica e elementos completamente novos. Agora temos 5 áreas enormes, bem maiores que a Wild Area de Sword and Shield, e a liberdade de explorar à vontade esses espaços, capturar pokémons de diversos modos diferentes e completar várias missões distintas.

As mudanças ocorrem em todas as mecânicas do jogo, chegando até a interface dos menus. O novo Pokémon também tem um grande foco em missões: temos as principais, que continuam a história, as missões secundárias, que envolvem o vilarejo principal, e as missões da Pokedex, as quais ajudam a completar o registro do Pokémon. Todas são importantes se quiser chegar ao final do game e todas são diferentes o suficiente para não faltar opção do que fazer conforme explora cada área.

Além de divertidas, as missões se conectam e enriquecem a narrativa do jogo. Enquanto completa as missões do vilarejo, você consegue vê-lo evoluir, recebe novos visitantes e cria laços com os pokémons, que nessa época são temidos por humanos.

Este detalhe é muito importante em Legends, mostrando um lado mais sério e até sombrio do mundo pokémon. Essa força dos monstrinhos é sentida enquanto se joga, já que agora muitos te atacam assim que te percebem. Não se surpreenda se em um momento estiver sendo perseguido por diversos pokémons disparando raios, jatos de água e outros golpes em você, pois isso provavelmente vai ocorrer muito.

Até mesmo pokémons pequenos que jamais imaginaria vão te perseguir e causar um grande dano. Paras é um grande exemplo, já que sua área de golpe é muito grande. Quando perceber, seu personagem estará quase desmaiando.

Batalhas e Punições

Pokémon Legends é o jogo mais difícil da franquia, e isso é algo muito claro desde o início. A nova mecânica de captura, que lhe permite se esconder do pokémon, mirar com cautela ou até usar comidas para distraí-lo, pode ser difícil para quem não está acostumado com essas mecânicas de aventura e stealth.

Além disso, as batalhas também não são tão simples, pois os pokémons selvagens dão bastante dano e, às vezes, até se juntam em grupos para batalhar. Você com certeza estará voltando com frequência para recuperar seus pokémons na tenda. Ademais, o estilo das batalhas mudou consideravelmente, tendo número de turnos baseado em velocidade: golpes com estilos rápidos podem ter dois turnos, enquanto estilos fortes são mais focados em dano em um turno.

Batalha pokémon em pokemon Legends Arceus
As batalhas têm interfaces mais modernas e possibilidades novas.

Caso tudo dê errado e seu personagem desmaie, ainda existe uma grande punição para o jogador, que perde itens importantes os quais carrega. É claro que existe uma maneira de recuperar esse dano, no entanto, ela não depende de você.

Um dos novos recursos é que um jogador em outro jogo pode recuperar seus objetos e te devolver, assim como você também vai poder fazer isso por outros jogadores. A ideia é interessante e as recompensas para quem participar são ótimas. Porém, caso não queira jogar online, você ainda terá as missões para ganhar pontos, mas nunca irá recuperar os seus itens.

Pokémon Legends: Arceus também possui os pokémons alfas, que têm o dobro de tamanho de suas versões normais e são bem mais fortes. As batalhas com alfas são bastante interessantes e podem trazer ótimas recompensas, que vão além de capturar um pokémon desses.

Personagem de Pokémon Legends cavalgando a evolução do pokémon Antler
Explorar as áreas enormes é interessante e fica mais fácil conforme você avança na história.

E como se não bastasse todos esses recursos, ainda existem batalhas de chefes pokémons em cada região. Apesar do primeiro apresentar uma certa facilidade, pode ter certeza que os outros te trarão muitos desafios.

Não é tão bonito, mas é muito divertido

Pokémon anda sendo bem criticado por seus gráficos após Sword and Shield. E apesar dos personagens, os pokémons e os golpes estarem bem produzidos em Legends, o cenário tem seus altos e baixos. Nem todas as regiões funcionam e algumas ficam tão sem graça visualmente que é difícil se animar com a exploração.

O jogo ainda conta com mais áreas atraentes do que cabulosas, mas se forem vistas de algum ponto alto do mapa, a visão piora consideravelmente, já que parecem terras planas com reflexos estranhos.

Vista de cima de um mapa em pokémon legends arceus
A vista de cima dos mapas é estranha e, quanto mais longe, pior fica.

Dito isso, o resto de Pokémon Legends: Arceus impressiona e te encanta. Cada nova função, cada descoberta e cada missão te atraem para querer voltar ao jogo. E além de tudo, após cada mudança de área, tem sempre algo novo acontecendo para te deixar mais empolgado para avançar. Além de liberar novas roupas, itens e missões, o jogo também te permite criar itens através de receitas e aprender novos golpes para seus pokémons em um dojo.

Veja também:

Essa combinação bem pensada de elementos novos que surgem toda hora e conversam com a mecânica do jogo realmente cria um ambiente revigorante, que vai te deixar horas e horas querendo fazer tudo.

A sensação de descoberta nas áreas é também muito satisfatória, fazendo o jogador se animar com cada pokémon novo que acha no caminho, principalmente quando descobre pequenas áreas com pokémons diferentes e difíceis de se achar.

Existem também eventos aleatórios muito interessantes, que ocorrem de tempos em tempos nos mapas e podem te dar pokémons e itens especiais, além de batalhas bem difíceis. Novidades não vão faltar conforme você joga.

Conclusão

Pokémon Legends: Arceus é tudo o que a franquia precisava. Tem mecânicas novas, uma nova abordagem narrativa, batalhas fluidas e diferentes, diversas missões, uma trilha sonora perfeita e um sistema de captura que diverte e torna o lema da franquia “temos que pegar todos” relevante para o jogo. Além de extremamente divertido, Legends ainda funciona com ótima fluidez no Switch, as transições são curtas, as batalhas não possuem tela de carregamento alguma e todo o sistema é bem rápido.

O sucesso do jogo parece inevitável devido a tantos pedidos dos fãs que foram atendidos de uma forma bem feita, faltando apenas as reparações de gráfico, que ainda permanecem. Resta agora esperar que esse jogo seja um novo marco e guie a franquia Pokémon a seus futuros jogos.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Pedro Agnelo Camargo Goes
Estudante de semiótica, apaixonado por séries, filmes e games e tudo que envolve cultura. Sempre aberto pra filosofar sobre aleatoriedades do dia a dia
Artigos: 43
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários