Crítica | Arcane: a melhor animação da Netflix6 minutos

Arcane é uma série original da Netflix em parceria com a Riot e, com uma aprovação de 100% da crítica e 98% do público no Rotten Tomatoes, conta a história do jogo League of Legends.

Capa da série Arcane
Capa de Arcane.

Muito se engana quem acredita ser uma série voltada só para os jogadores de LOL. Arcane abrange todos os públicos e mesmo aqueles que não conhecem nada do jogo – como eu – vão ficar encantados com a qualidade e enredo da animação.

Dividida em três atos, a série conta a história das irmãs Violet e Powder, que moram em Zaun, uma cidade abandonada onde a população sobrevive do que sobra de Piltover, a cidade de cima, que além de ser um berço tecnológico, abriga a alta classe.

Cidade Zaun
Zaun

Ato I

O primeiro ato de Arcane é focado na introdução de alguns campeões do jogo e personagens chaves da série.

Em Zaun, temos as irmãs Violet e Powder, que após perderem seus pais, são adotadas por Vander e passam a morar com ele e outras crianças órfãs.

Já em Piltover, temos Jayce, que foi salvo por um mago durante uma tempestade na qual a sua mãe quase morre, além de Viktor começando a infância e descobrindo seus interesses pela ciência. Temos também Caitlyn, que vem de uma família importante, mas decide se tornar xerife e se distanciar da influência familiar.

As duas cidades, mesmo que geograficamente muito próximas, são econômica e socialmente muito distantes, algo que é possível acompanhar durante toda a série.

Cidade Piltover
Piltover

A trama de Arcane começa a se desenrolar quando Violet e Powder se reúnem com o seu grupo de amigos e decidem roubar coisas de valor de Piltover. Entretanto, Powder, a irmã mais nova – e um pouco desajeitada – encontra cristais com grande poder, os hexcores, e cria uma explosão que faz com que Piltover e Zaun intensifiquem a sua inimizade.

Além do roubo dos cristais – que têm uma importância enorme para os avanços tecnológicos de Piltover – os cidadãos de Zaun ainda se encontram sob o poder de Silco, que usa essas pessoas como cobaias para uma droga que – além de deformar completamente o usuário – ele acredita ser a chave para combater Piltover.

Personagem Silco Arcane
Silco

Ato II

Durante o segundo ato de Arcane, vemos agora os personagens mais velhos e a série começa a dar forma aos enredos conhecidos do jogo.

Jayce e Viktor – que ganha menos créditos do que o amigo – trazem para Piltover o desenvolvimento tecnológico das hexcores, o que coloca a cidade em uma posição de forte influência global, além de se tornar um polo tecnológico muito importante.

Personagem Jayce da animação Arcane com a Hexcore
Hexcore

Entretanto, em outro canto da cidade, durante o discurso de Jayce no evento do Dia do Progresso, um ataque é feito a um dos veículos de transporte que contêm Cintila, a droga que Silco acredita ser a chave para combater Piltover.

O ataque é feito pelos Fogolumes, um grupo de jovens de Zaun que tenta barrar o uso de Cintila pelo Silco. No entanto, Powder volta, agora como Jinx e ao lado de Silco, e consegue – não com muito sucesso – barrar os Fogolumes e impedir que destruam o carregamento de Cintila.

Porém, todo o ataque chama a atenção das autoridades de Piltover, entre elas Caitlyn, que começam a investigar quem estaria por trás disso.

Ato III

O terceiro ato de Arcane – e talvez o que tenha mais emoção – aborda a identidade dos Fogolumes e como eles trabalham em conjunto para frear as atitudes destrutivas de Silco. Além disso, explora um lado novo de Zaun, a comunidade secreta dos Fogolumes.

Inetgrante do Fogolumes de Arcane
Fogolumes

Ademais, a animação aborda a conturbada relação entre as irmãs Vi e Jinx, que é cada vez mais explosiva e perigosa.

Por fim, no terceiro ato, vemos a dualidade de Jayce, que apesar de querer evitar uma guerra entre Piltover e Zaun, ainda é contra transformar a tecnologia hextech em uma arma de destruição.

Personagem Jayce de Arcane
Jayce

Arcane é uma animação incrível, que consegue misturar o 2D e o 3D para criar uma experiência única para o público. A trilha sonora criada exclusivamente para a animação também é muito bem executada e encaixada e cria uma emoção a mais na série, que faz com que muitas vezes o telespectador – e eu falo por experiência própria – se veja vidrado naquela cena.

As cenas de luta, muito bem desenhadas e produzidas, dão mais emoção ainda. Com diferentes cortes, ângulos e velocidades, é impossível não ficar maravilhado a cada briga dos personagens. Mas além de uma animação incrível – e muito linda – Arcane ainda acerta no enredo. Os três atos contam uma história muito bem amarrada e que deixa uma curiosidade – gigantesca – para a próxima temporada.

Arcane entrega tudo o que prometeu e muito mais.

Capa da animação Arcane
Arcane

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Sarah Aguiar
Jornalista em formação, 20 anos, tentando descobrir meu lugar no mundo - e no jornalismo- Apaixonada por cultura pop e artista nas horas vagas!
Artigos: 51
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários