Além da diversão: dicas de jogos para afiar o cérebro

Confira essa lista de 8 games para estimular a capacidade de raciocínio lógico e a criatividade.

Se você gosta de jogar vídeo game simplesmente por entretenimento ou para passar o tempo, não há nada de errado. Porém, saiba que também é possível “afiar” o cérebro com alguns jogos. Isso porque existem títulos que estimulam desde a capacidade de raciocínio lógico até a criatividade, auxiliando também na prevenção de problemas cognitivos.

Isso vale para jogos de diversos gêneros, inclusive aqueles considerados mais “violentos”, como os jogos de tiro em primeira pessoa. Listamos abaixo alguns games que auxiliam no desenvolvimento cerebral, disponíveis para diversas plataformas.

Tetris

tetris para afiar o cérebro otageek
Foto: Divulgação

O primeiro da lista é um dos jogos mais icônicos de todos os tempos. Afinal, que nunca jogou Tetris na vida? Esse game surgiu em 1984 e segue relevante até hoje, com portabilidade para diversas plataformas. E se você é ou já foi um viciado em Tetris, saiba que sua mente agradece. Isso porque um estudo da Mind Research Network com a Blue Planet Software constatou que o jogo é capaz, inclusive, de alterar fisicamente o cérebro, aumentando a massa encefálica e retardando o declínio do raciocínio, que é natural com o passar dos anos.

Portal

portal para afiar o cérebro otageek
Foto: Divulgação

Lançado pela Valve em 2007, Portal chegou com uma proposta totalmente inovadora ao mundo dos jogos. Apesar de ser relativamente simples, é um game que exige o máximo de raciocínio lógico dos competidores, que precisam interagir com os cenários e objetos, criando portais para resolver puzzles muito bem elaborados.

O primeiro game da franquia foi eleito jogo do ano em 2007, o que foi suficiente para ganhar uma sequência que potencializou ainda mais a gameplay, com uma física apurada e um modo cooperativo bastante completo. Segundo estudo da Florida State University, Portal 2 é mais eficaz para afiar o cérebro do que muitas ferramentas.

Poker Club

Poker club para afiar o cérebro otageek
Foto: Divulgação

Lançado no final do ano passado, Poker Club pode até parecer apenas mais um jogo de cassino com gráficos impressionantes e foco no multiplayer, mas vai muito além disso. Trata-se de um dos melhores simuladores de poker no mercado e, como tal, exige dos jogadores uma capacidade de raciocínio rápido (inclusive levando em consideração os números que envolvem o jogo, como o cálculo de probabilidades) e outras competências mentais da modalidade, aguçando a tomada de decisões e até a criatividade – além de trazer ótimas lições sobre gestão de recursos.

Chess Ultra

Chess Ultra OtaGeek
Foto: Divulgação

Outra modalidade de esporte da mente amplamente conhecida no planeta é o xadrez, que comprovadamente traz uma série de benefícios ao cérebro: resolução de problemas, memória, aceitação de regras, socialização, etc. – além de auxiliar na prevenção de doenças neurológicas, incluindo o Alzheimer. Existem algumas opções de xadrez nos videogames, sendo o Chess Ultra, da Ripstone, uma boa pedida para quem quer jogar no modo multiplayer. O game traz, ainda, a experiência de realidade virtual no PC e no PS4.

Call of Duty

Call of Dity Otageek
Foto: Divulgação

Não, você não leu errado. Franquia de fps das mais populares da atualidade, Call of Duty também pode trazer alguns benefícios para o cérebro. Essa é a conclusão de um estudo conduzido por pesquisadores da Universidades de Rochester, nos Estados Unidos, que analisaram jogos de ação (portanto, o mesmo vale para outros títulos, como Battlefield, Counter-Strike, GTA, Halo, Rainbow Six, Overwatch, etc.) e o impacto que os mesmos exercem sobre crianças no que diz respeito à capacidade de foco e atenção em vários objetos ao mesmo tempo. Segundo o estudo, aquelas que jogam esses games apresentaram melhor desempenho em raciocínio lógico.

The Room

The Room OtaGeek
Foto: Divulgação

Desenvolvido pela Fireproof Games e amplamente premiado, The Room é um dos melhores games do gênero de puzzles e escape room, em que os jogadores são constantemente desafiados com quebra-cabeças complexos que estimulam a capacidade de raciocínio e resolução de problemas, além de trazer benefícios para a memória. E para quem não se contentar apenas com o primeiro, The Room ganhou outras três sequências para PC e dispositivos móveis, todos com a mesma temática escape.

Luminosity

Luminosity OtaGeek
Foto: Divulgação

Outro jogo que estimula o cérebro é o Luminosity, que virou febre nos celulares com jogos diários que testam a capacidade de memória, raciocínio lógico e até matemática. O aplicativo, disponível tanto para Android quanto iOS, é desenvolvido por cientistas de mais de 40 instituições renomadas do mundo todo, convertendo tarefas cognitivas e neuropsicológicas comuns em jogos interativos com os mais diversos níveis de dificuldade.

Sudoku Universe

Sudoku Universe no OtaGeek
Foto: Divulgação

Por fim, o bom e velho sudoku, quebra-cabeça matemático que atravessa gerações e também é ideal para quem quer estimular a capacidade de raciocínio e memória. São dezenas de opções para várias plataformas de videogame. Uma delas é o Sudoku Universe, disponível para PC e Nintendo Switch, que traz mais de 150 jogos distintos, com um design minimalista e uma trilha-sonora bastante atrativa, trazendo desafios para todos os níveis de dificuldade.

Continue lendo aqui no OtaGeek:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Riuler Luciano
Jornalista Cultural, Analista de Inbound Marketing e Branding, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!
Artigos: 402
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários