App Review | Aprenda a programar com o Mimo4 minutos

Mimo é um aplicativo muito parecido com o famoso Duolingo. Mas ao invés de te ensinar uma nova língua, o Mimo tem como objetivo apresentar a iniciantes a prática da programação.

mimo - otageek

De acordo com um estudo da Universidade de Oxford, 47% dos postos de trabalho correm sério risco de serem completamente automatizados em até duas décadas. Em outras palavras, até 2034, milhões de trabalhadores perderão seus empregos para robôs. Mas em contrapartida, existe uma área que está indo na contramão dessa tendência, por ser direta ou indiretamente ligada às profissões do futuro, como a programação em geral.

A realidade do mercado de tecnologia no Brasil caminha para um excesso de vagas e ausência de mão de obra qualificada. Segundo uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), para atingir a meta de dobrar o setor de software e serviços em seis anos, 70 mil profissionais serão demandados ao ano até 2024. Porém, o país forma 46 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, o que configura um déficit de 24 mil especialistas anualmente.

Portanto, apresentaremos a vocês uma divertida e gratuita iniciativa para se começar nesse universo tecnológico.

Por trás do aplicativo

Frustrados com a abordagem one-size-fits-all (políticas ou abordagens padronizadas e não adaptadas às necessidades individuais) e a complexa curva de aprendizado necessária para desenvolver habilidades tecnológicas, os fundadores do Mimo se uniram para criar algo melhor. Cinco anos depois, esse pequeno grupo inicial se tornou diversificado de professores, engenheiros, estrategistas e designers, que ajudaram mais de seis milhões de pessoas a dar o primeiro passo para aprender a programar.

Em números, Mimo já possui mais de 100 milhões de downloads, mais de 100 mil conceitos tecnológicos aprendidos diariamente por seus usuários num total e mais de 13 mil exercícios de programação.

Por dentro do aplicativo

Primeiramente, ao abrir o app, você responderá algumas perguntas, que serão usadas para montar um perfil de aprendizado personalizado, de acordo com suas individualidades.

mimo - otageek

Você poderá escolher entre aprender apenas por diversão ou com o objetivo de se tornar um desenvolvedor profissional, em qual tipo de aprendizado você irá focar e quanto tempo por dia você estará disposto a gastar em seus estudos.

Em seguida, o aplicativo te apresentará a linguagem escolhida, com uma breve explicação sobre seu uso e utilidades, e logo você já estará fazendo exercícios e aprendendo os conceitos básicos. Com o decorrer da sua prática, módulos mais complexos e desafiadores serão liberados, e a depender da sua dedicação diária, em breve você já estará apto a escrever seus próprios programas.

exercícios do mimo - otageek
exercícios

E caso você não se lembre de algum conceito posteriormente, não se preocupe. Além dos exercícios serem repetíveis, há um glossário com todos os conceitos básicos para cada linguagem disponível no app, e você pode acessá-lo quando quiser.

glossário do mimo - otageek
Glossário.

Outro excelente recurso que o Mimo oferece é o Playground, uma área na qual você pode usar o que aprendeu para criar seus próprios códigos, sem ter que baixar e configurar vários programas não tão necessários para iniciantes.

playground do mimo - otageek
Playground

Então, se você não pode derrotar as máquinas, não perca tempo e una-se a elas por meio do Mimo. Programar, além de ser agradável, é uma habilidade útil e talvez imprescindível para se saber no futuro.

Mimo está disponível para Android, iOS e navegadores.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Nemer
Sou estudante de filosofia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), entusiasta da futurologia, do CRISPR-Cas9, do transhumanismo, entre outros troços esquisitos.
Artigos: 80
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários