Crítica | Star Trek: Lower Decks 1ª Temporada – Paramount +4 minutos

A mais recente animação da franquia de ficção científica Star Trek chegou há pouco tempo e com exclusividade no serviço de streaming Paramount+. Star Trek: Lower Decks conta a história daqueles componentes de patentes mais baixas da Frota Estelar. Eles nem sempre estão nas principais aventuras, como os grandes Capitão Kirk e o Senhor Spock, mas são indispensáveis para o funcionamento das naves gigantescas da Frota.  

Poster Star trek: lower decks - Otageek

Com dez episódios de 20 a 25 minutos de duração, Star Trek: Lower Decks apresenta a nave estelar U.S.S. Cerritos e sua tripulação diversificada. A animação foca nos tripulantes de baixa patente dos decks inferiores da nave, mostrando como é o dia-a-dia de uma nave tão grande, onde cada pessoa tem sua função a desempenhar. A trama apresenta quatro alferes: Beckett Mariner e D’Vana Tendi, Brad Boimler e Sam Rutherford.

Trama e Ambientação

A trama possui uma mistura de missão da semana e história contínua que permeia toda a temporada, com visitas a diversos planetas e também a exploração de muitos cantos da nave USS Cerritos.

E por falar da nave, ela é o local onde a série mostra a que veio e que se trata do universo de Star Trek. A nave possui todos os atributos que identificam uma nave da Frota Estelar, com um pouco da USS Enterprise e USS Discovery, tanto que a Cerritos chega a ser confundida com alguma delas em um dos episódios.

USS Cerritos nave de Star Trek: Lower Decks - Otageek
USS Cerritos
Fonte: Paramount+

A animação tem um clima de Star Trek misturado com Rick and Morty, e isso já fica claro desde o primeiro episódio, seja pelo traço dos personagens ou pelo ritmo das narrativas como um todo, além de monstros alienígenas e situações onde os personagens são colocados.

Durante toda a temporada, a série lembra ao espectador de onde ele está, com inúmeras referências a acontecimentos e personagens de outras produções da franquia. Tudo que já ocorreu durante as outras séries é tratado como a história da Frota Estelar, principalmente quando heróis e vilões são citados.

Personagens

Os personagens principais são muito cativantes e fáceis de se apegar. No mesmo passo em que eles constroem uma amizade, o espectador é levado a entender como toda essa construção foi feita.

  • Beckett Mariner é muito habilidosa e corajosa, mas não gosta de seguir cegamente es regras da Frota Estelar. Ela sente que apenas observar é um trabalho muito pequeno e que a frota poderia estar sempre presente, ajudando as pessoas dos planetas.
  • Brad Boimler é um alferes dedicado que ama seguir regras e sonha em fazer parte da tripulação da ponte. E por conta disso, sempre discute com Mariner.
Tendi;  Rutherford; Mariner;  Boimler  - Otageek
Tendi; Rutherford; Mariner; Boimler
Fonte: Paramount+

Uma das coisas mais interessantes dessa série animada é que existe uma interessantíssima inversão de papeis, pois os personagens que em outras produções de Star Trek são os principais, os de patente mais alta, e trabalham na ponte de comando da nave, aqui são os personagens secundários, que possuem menos profundidade. Mas não são inalcançáveis, porque muitas vezes são importantíssimos em algumas tramas e estão sempre presentes nos episódios.

Tripulação da ponte da USS Cerritos - Otageek
Ponte da USS Cerritos
Fonte: Paramount+

Divertida

Diversão é a palavra que define essa série animada. Star Trek: Lower Decks é uma boa produção, com uma trama interessante e fácil de consumir. Você não precisa ter visto nada de Star Trek na vida e mesmo assim vai se divertir muito. É uma perfeita porta de entrada para esse universo tão rico.

Essa animação está disponível no Paramount+ e, recentemente, recebeu uma segunda temporada, então fique ligado aqui no Otageek para mais textos sobre Star Trek.

Leia Também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Leonel Brito
Um estudante de jornalismo que ama séries, filmes, livros, HQs, documentários, animações, podcasts, música e fotografia.
Artigos: 75
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários