Halloween para Medrosos | 5 livros para quem gosta do clima de Halloween6 minutos

O Halloween, ou Dia das Bruxas, comemorado no dia 31 de outubro, é um evento que por vezes passa batido no Brasil. No entanto, para os entusiastas de horror, terror, suspense, mistério e demais gêneros que exploram nossos sentimentos de medo, desespero e angústia, o Halloween é a época perfeita para mergulhar de fato nesse universo.

Ainda assim, mesmo gostando de todo o clima que envolve esse período do ano, nem todo mundo gosta de ir aos extremos de possibilidades de imersão no Halloween. Alguns preferem se arriscar apenas no sentimento de fantasia e simbologia que acompanha a data, optando por obras que fazem menção, ou mesmo que conseguem trazer questões características a esse dia.

Por isso, fizemos uma seleção de cinco livros que dialogam com o espírito de Halloween. Mesmo não brincando com extremos dos gêneros que mais se destacam nesse período, eles têm o potencial de nos transportar para realidades fantásticas e amedrontadoras, despertando o que há de melhor (ou pior) no Halloween.

1 – Sempre Vivemos no Castelo – Shirley Jackson

Sempre Vivemos no Castelo - Otageek
“Merricat, disse Connie, você não quer uma xícara de chá?
Ah não, disse Merricat, você vai me envenenar.”

Nessa história, acompanhamos o dia-a-dia das irmãs Blackwood pouco depois de ter ocorrido uma tragédia na qual parte da família foi envenenada. Agora, as meninas dispõem da companhia uma da outra e de um tio, que mora com elas e vive doente. Vivem isoladas da cidade, por conviver com olhares hostis e desconfiados por parte da população, a qual acredita que a irmã mais velha, Constance, é culpada pelo envenenamento da própria família.

Desde o começo do livro, uma narrativa macabra domina a história. O ponto de vista é o da irmã mais nova, Mary Katherine, e as personagens não são tão confiáveis assim. A todo momento, é impossível não se perguntar se realmente Constance envenenou a família. Acompanhamos principalmente o cotidiano dessas irmãs e, a partir daí, a história vai ficando cada vez mais inquietante.

2 – A Noite das Bruxas – Agatha Christie

A Noite das Bruxas livro de Halloween - Otageek

Nesse thriller da Rainha do Crime, damos de cara com uma história que se passa no dia de Halloween. Em meio a uma festa infantil, um assassinato brutal interrompe toda a diversão. Hercule Poirot é então chamado para tentar desvendar esse crime, pegar o assassino e impedir que outra tragédia aconteça.

As histórias de Agatha Christie são marcadas por despertar nossa curiosidade e nos conduzir de capítulo em capítulo junto com os seus detetives. Somos instigados a descobrir o que ocasionou determinado crime. Em “A Noite das Bruxas” não é diferente. O bônus, no entanto, é a ambientação de Halloween, que faz do livro uma escolha perfeita para essa época do ano.

3 – A Garota que Bebeu a Lua – Kelly Barnhill

A garota que bebeu a lua - Otageek

Todos os anos, em uma data específica, o Protetorado oferece uma criança à Bruxa da Floresta, como um pacto que impede a Bruxa de lançar maldições e feitiços sobre o povoado. No entanto, todos os anos, uma bondosa bruxa chamada Xan recolhe uma criança da floresta e a destina para uma família adotiva de outras vilas.

Todas as crianças levadas por Xan são alimentadas com a luz das estrelas, o que as torna saudáveis e prósperas. Só que dessa vez, Xan acidentalmente alimenta o bebê com a luz da lua, feita de pura magia. Assim, uma criança é “embruxada” e Luna nasce.

Em “A Garota que Bebeu a Lua”, encontramos elementos clássicos da fantasia, que combinam muito com os principais símbolos do Halloween. Apesar de ser uma história infanto-juvenil, encontramos personagens que rompem estereótipos, a exemplo da bruxa Xan. A narrativa é bem desenvolvida, com aquele toque de magia na quantidade certa e personagens extremamente cativantes.

4 – Coraline – Neil Gaiman

Coraline livro para ler no Halloween - Otageek

Após se mudar para uma casa nova, Coraline encontra um mundo novo para explorar. Entre o desprezo dos pais e as muitas estranhezas que rodeiam a vizinhança, é dentro da própria casa que Coraline encontra uma porta misteriosa que vira sua vida do avesso.

Combinando fantasia e terror, Coraline é um livro ideal para o Halloween. A história é muito envolvente e a mistura de gêneros cria uma atmosfera que cativa ao mesmo tempo que aterroriza. As ilustrações presentes ao longo do livro também contribuem para a imersão na história.

5 – O Vilarejo – Raphael Montes

O Vilarejo - Otageek

Em 1589, o padre e demonologista Peter Binsfeld fez a ligação de cada um dos pecados capitais a um demônio, supostamente responsável por invocar o mal nas pessoas. É nesse sentido que Raphael Montes constrói essa narrativa antológica, em que cada conto traz a história de um demônio que representa cada um dos pecados capitais. Cada conto se passa no Vilarejo e retrata a história dos próprios moradores.

Nessa história, encontramos o terror de forma mais extrema e, em alguns momentos, as histórias mesclam também muito de gore. Ainda assim, os contos são instigantes e curtos, convergindo para um grande final, que une tudo que já foi visto. O livro também é recheado de ilustrações macabras, que tornam a história mais assustadora.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Daniela Palmeira
Olá pessoal! Sou estudante de jornalismo, apaixonada por literatura e cinema! Estou por aí sempre escrevendo e conversando sobre livros, filmes e séries.
Artigos: 75
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários