Como o Antivírus para Computador Ajuda a Proteger o Hardware3 minutos

Ataques online podem comprometer o funcionamento do hardware e danificar seus componentes. Saiba como identificar ameaças e manter seu computador em segurança.

O hardware é uma das partes mais importantes de um computador, incluindo os componentes físicos, internos e externos, responsáveis por seu funcionamento. E os antivírus para computador ajudam a protegê-lo.

Como o Antivírus para Computador Ajuda a Proteger o Hardware - Otageek
Imagem/Reprodução: Pexels (Pok Rie);

Apesar dos modelos mais recentes de computadores utilizarem itens modernos e relativamente seguros contra a ação de hackers, existem vulnerabilidades que podem danificar seu desempenho.

Portanto, para impedir que isso aconteça, é preciso colocar em prática algumas medidas básicas de segurança, a fim de garantir a integridade do hardware. Para isso, criamos um conteúdo completo com os principais problemas relacionados ao seu funcionamento e como o antivírus para computador pode proteger sua máquina.

Confira a seguir!

O que é Hardware?

O conceito de hardware se refere a todos os componentes utilizados para a construção do computador. Ou seja, são os itens físicos presentes no dispositivo. Assim, eles podem ser classificados em duas categorias diferentes: os que operam internamente e os que trabalham externamente.


Conheça cada um deles:

Internos: placa-mãe, processador, memória RAM, unidade de armazenamento (SSD, HD), drivers, placa de vídeo, disco rígido;
Externos (dispositivos de entrada/saída): teclado, mouse, monitor, caixas de som, entre outros itens que podem ser conectados ao computador.

Ameaças ao Hardware


Com o aumento dos recursos inteligentes, empresas começaram a investir em novas ferramentas para integrar sistemas e otimizar processos, automatizando inúmeras tarefas.

Porém, algumas soluções, quando não empregadas corretamente, podem gerar riscos à segurança do hardware e, consequentemente, de suas informações.

Como o Antivírus para Computador Ajuda a Proteger o Hardware - Otageek

Assim, entre as falhas mais comuns estão:

  • Uso de senhas-padrão prontas para o uso, que são inseridas nos computadores e podem oferecer perigos aos usuários;
  • Firmwares com falhas de segurança ou utilizados em dispositivos desatualizados;
  • Uso de dados não criptografados e chipsets personalizados que podem conter vulnerabilidades.

Como se Proteger?

As medidas desenvolvidas para proteger o computador geralmente estão relacionadas aos softwares, mas é preciso investir em outras ferramentas para manter sua máquina em segurança. Para isso, é necessário realizar algumas ações, como:

  • Analisar dispositivos e gadgets conectados à sua rede;
  • Atualizar patches de segurança e firmware;
  • Avaliar a troca por um hardware mais moderno e, consequentemente, mais seguro;
  • Monitorar seus dispositivos em rede;

O antivírus oferece proteção em tempo real contra vírus e ransomwares, prevenindo ataques de phishing e fraudes online. Assim, você consegue usar seu dispositivo da maneira que desejar, sem precisar se preocupar com as ameaças digitais.

Essas são algumas das principais e melhores soluções para manter seu hardware em segurança, garantindo o funcionamento correto do sistema.

Gostou de saber como proteger seu hardware? Quais outras medidas de
segurança você conhece?

Continue lendo no OtaGeek:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Riuler Luciano
Jornalista Cultural, Analista de Inbound Marketing e Branding, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!
Artigos: 89
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários