7 motivos que fazem de On My Block uma das melhores séries da Netflix9 minutos

Uma produção da Netflix que passou um pouco despercebida pelo público foi On My Block. A série já possui três temporadas e a quarta e última está a caminho, chegando à plataforma no dia 04 de outubro. Mas enquanto ela não vem, vamos dar uma palhinha a você e contar por que essa é uma das melhores séries da Netflix.

On My Block acompanha os adolescentes Cesar, Monse, Jamal e Ruby, que moram em um bairro marginalizado de Los Angeles. Cesar é irmão de um dos líderes dos Santos, uma das gangues que dominam o bairro. Então, seus amigos tentam seu melhor para livrar o garoto desse futuro, que parece inevitável.

Ruby, Jamal, Cesar e Monse parados na floresta, em um clima tenso - 7 motivos que fazem de On My Block uma das melhores séries da Netflix - Otageek
Em ordem: Ruby, Jamal, Cesar e Monse.

Assim, o grupo passa pelas mais diversas situações, desde problemas amorosos a caças ao tesouro, além de viverem a realidade bem violenta das comunidades periféricas dos Estados Unidos.

A série também trabalha com alguns gêneros, como mistério, investigação, comédia e um tanto de drama. Então, fica aqui alguns motivos pelo qual a produção vale a pena. E não se preocupe, pois não haverá spoilers.

1) Jamal

Jamal, com certeza, pode entrar para um ranking dos personagens mais engraçados da TV. Dentro do grupo, ele é aquele com melhores condições econômicas e, sendo filho único, acabou um pouco mimado pelos pais, o que explica sua completa personalidade de Drama Queen.

Jamal dando um grito assustado - 7 motivos que fazem de On My Block uma das melhores séries da Netflix - Otageek
Drama Queen é pouco pra Jamal.

Não importa a situação, se Jamal estiver em cena, provavelmente será engraçada. O ator Brett Gray é extremamente expressivo, o que faz com que ele tenha uma comédia corporal excelente, além de um ótimo timing cômico. E para quem ouvir com áudio original, sua voz faz parte do personagem: seja gritando, sussurrando ou por pura frustração, sua voz sempre está perfeitamente encaixada com a situação.

E não importa o personagem que o acompanhe em suas aventuras, provavelmente vai ser sua dupla preferida, pois as interações com Jamal são sempre as melhores. On My Block já valeria a pena apenas por Jamal.

2) As Melhores Duplas

Como dito antes, qualquer dupla que envolva Jamal será maravilhosa. Mas é claro, os outros personagens também conquistam. Assim, com os quatro personagens principais e mais alguns secundários recorrentes, a série está sempre se organizando para nos mostrar as interações entre variadas duplas.

Dessa forma, estamos constantemente descobrindo novas duplas para amarmos. E as interações variam entre duplas cômicas, inesperadas, de peso emocional, surpreendentes… e por aí vai. É ótimo ver os personagens sendo aproveitados em seu máximo.

3) Caça ao Tesouro

On My Block também tem seu lado aventureiro, inspirado em filmes clássicos de caça ao tesouro, como Os Goonies, mas adaptado à realidade da série. Em suas três temporadas, a série possuiu dois arcos nesse estilo, com ótimas justificativas para os jovens embarcarem nos casos.

Ruby, Jamal e Monse olhando para uma tabela periodica em uma biblioteca - 7 motivos que fazem de On My Block uma das melhores séries da Netflix - Otageek
Os próprios Shelock Holmes 🔎

Jamal sempre é o mais empolgado quando se trata de mistérios, até porque é fã das histórias clássicas do gênero. Ele sempre se dedica de corpo e alma aos casos, porém, nunca deixa de contar com a ajuda dos amigos.

Assim, o público pode ir acompanhando cada passo do desenrolar da trama, frustrando-se ou surpreendendo-se junto com os personagens ao longo da história.

4) Momentos Inesperados e Cliffhangers

Entretanto, além dos arcos de mistério, On My Block conta com tramas inesperadas e cliffhangers – que ocorre quando a série interrompe o episódio ou a temporada em um momento crucial do enredo.

Latrelle com uma arma apontada para sua cabeça, não vemos quem aponta - 7 motivos que fazem de On My Block uma das melhores séries da Netflix - Otageek
Jahking Guillory como Latrelle.

A produção adora nos deixar esperando por uma revelação, roendo as unhas ao imaginarmos o que está acontecendo com o personagem. Ou nos choca com cenas completamente inesperadas, algumas sendo abruptas e outras que tiveram o desenrolar omitido do público.

Isso faz com que queiramos maratonar a série de uma vez só para descobrirmos logo o que vem a seguir. Assim, ficamos com sentimentos variados quando descobrimos.

5) A violência nas comunidades latinas e negras

Um dos focos da série é mostrar a realidade das comunidades latinas e negras nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia. E apesar de um tanto de ficção e exagero, como nos arcos da caça ao tesouro, On My Block consegue retratar os perigos que existem nas ruas e o medo pelo qual as pessoas passam.

Um mural com flores, velas, bexigas e cruzes em uma ponte, homegeando uma pessoa morta - 7 motivos que fazem de On My Block uma das melhores séries da Netflix - Otageek
Memoriais em homenagens às vítimas da violência nas ruas.

Corta-nos o coração ver algumas cenas impactantes, ainda mais quando percebemos que essa realidade está mais perto do que imaginamos e vemos cenas assim nos jornais quase que diariamente.

Além disso, também vemos muito da cultura latina, desde costumes, roupas e cenários, além de, infelizmente, as deportações. Ademais, o elenco é majoritariamente composto por latinos e negros, representando, assim, suas próprias culturas.

6) Jasmine como um exemplo de amor-próprio

Jasmine é aquela menina esquisita da escola que ninguém quer por perto. E para o público, ela pode ser uma presença meio irritante nos primeiros episódios. Porém, com o decorrer da trama, podemos conhecê-la melhor e perceber o quão incrível a personagem é.

Jasmine sorrindo enquanto conversa com Ruby - 7 motivos que fazem de On My Block uma das melhores séries da Netflix - Otageek

Dessa forma, Jasmine se torna um exemplo em tela a ser seguido, ensinando-nos sobre amor-próprio. Algumas de suas frases são puras sessões de terapia, não porque têm cara de frase motivacional ou são poéticas, mas porque colocam em uma linguagem natural algo superimportante: que se amar é o primeiro passo para tudo.

7) Masculinidade Saudável

Apesar de toda a violência e do cenário de gangues com o qual nos deparamos, On My Block preza por nos apresentar uma masculinidade saudável através de seus personagens. Percebemos isso ao repararmos nas relações entre os homens e garotos da série.

Assim, em muitas cenas, geralmente envolvendo algum dos meninos, Jamal, Cesar e Ruby, e outras com Spooky (o irmão de Cesar), nenhum deles hesita em mostrar fragilidade, amor e carinho uns aos outros, o que nos rende cenas muito emocionantes.

Ruby chorando enquanto conversa com Cesar - 7 motivos que fazem de On My Block uma das melhores séries da Netflix - Otageek

Parte disso pode vir da questão da cultura latina ser mais calorosa ou demonstrar mais emoção, mas de qualquer forma, não deixam de ser bons exemplos de como quebrar essa noção machista do que “homens não fazem” ou de ter que “se provar homem” em qualquer situação.

Bônus: atuação de Julio Macias

Por fim, podemos ressaltar a atuação de Julio Macias como Spooky, ou Oscar, o irmão mais velho de Cesar. Oscar é um dos líderes dos Santos e certamente começamos a série tendo um pé atrás com ele. Mas ao longo das temporadas, seu personagem vai se desenvolvendo e nos conquistando, e parte disso é graças à excelente interpretação de Julio.

“Hora de acordar, donzela!”

Poderíamos fazer um texto apenas exaltando uma cena em particular de seu personagem na terceira temporada, mas prometemos nada de spoiler, então se você ficou curioso, o jeito é correr para assistir.

On My Block possui as três temporadas disponíveis na Netflix e a quarta e última está chegando no dia 04 de outubro. Além disso, cada temporda tem de 8 a 10 episódios de 30 minutos cada, o que a torna ótima para maratonar. Se você for rápido, dá até para ver todas e ainda acompanhar a quarta no lançamento!

Continue Lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Nathalia Mendes
Artigos: 76
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários