League Of Legends | Tudo que você precisa saber sobre Vex, a Melancolista15 minutos

AVISO: Este texto pode abordar assuntos que remetem à depressão. Pegue o seu delineador e coloque “Helena” do “My Chemical Romance” para tocar! Tá liberado ser emo!

Após os atrasos devido à necessidade de novas tecnologias ingressarem no cliente do League Of Legends, Vex teve que ficar para o futuro, enquanto Akshan pulou a fila e se apresentou aos Sentinelas da Luz em meados de julho de 2021. A prometida maga, por sua vez, ficou na espera até que novas atualizações chegassem ao LOL para que então a yordle trevosa aportasse em Summoner ‘s Rift

Spash Art oficial de Vex, a nova campeã do League Of Legends
Splash art oficial de Vex, a Melancolista, a nova campeã do League Of Legends.

Desde então, muito se teoriza e imagina sobre a nova campeã. O hype era grande, dado o adiamento de seu lançamento e sua presença um tanto peculiar no evento dos Sentinelas da Luz em julho, que fizeram todo mundo ficar mais curioso ainda. Todos queriam saber qual seria essa nova tecnologia que iria deixar o LOL mais pesado e como seria o kit da Vex. 

Trailer de lançamento de “Vex, a Melancolista”.

Vamos ver algumas curiosidades da campeã, como são suas habilidades, em qual rota ela poderá ser jogada e quais os melhores itens para ela.

Uma yordle diferentona

Todos os yordles possuem uma personalidade que pode ser chamada, no mínimo, de excêntrica: Lulu é a maga doidinha, Kled é general com mais títulos e medalhas do que tamanho, Teemo é o escoteiro obstinado e Veigar é o vilão nanico, fora tantos outros. 

Artes dos esboços de Vex feitas pelos designs do League Of Legends
Alguns dos conceitos prévios de Vex feitos por Ebsen Lash Rashmussen.

As pequenas criaturas mágicas de Bandopólis se espalham por toda Runeterra, levando sua magia e confusões por onde andam. E independentemente de onde estejam e da sua personalidade, algo os faz iguais: são muito animados – gritam demais, mexem-se demais… é muita energia!

É aí que Vex se diferencia dos outros, pois sua personalidade mórbida, lenta e com zero vontade de se esforçar é um pontinho escuro nas terras dos yordles. Segundo John “JohnODyin” O’Bryan, um dos criadores da história da campeã, Vex se destaca de todos os outros yordles por ter a personalidade de um jovem de 15 anos, que tem zero interesse em qualquer coisa e não vê graça em nada.

“Além disso, a falta de motivação é algo com que eu e muitos outros nos identificamos. Eu queria mesmo que as pessoas com um histórico de depressão se enxergassem na Vex. Que jogue a primeira pedra quem nunca quis ficar enfiado na cama o dia inteiro sem fazer nada. Mas, com a Vex, o sentimento que tentamos passar é o da indiferença e da angústia próprias da adolescência, não o da depressão total.”

John “JohnODyin” O’Bryan
Spash Art oficial de Vex, a nova campeã do League Of Legends
A nova campeã do League Of Legends: Vex, a Melancolista.

Aliás, vale ressaltar que nem nós do Otageek e nem a Riot Games associamos a angústia e incertezas da adolescência com os sintomas de depressão clínica.

A ideia principal era desenvolver uma campeã para aqueles que “já se sentiram angustiados ou frustrados” para que, com isso, criassem empatia com a narrativa que o novo personagem traz ao jogo. 

O adiamento e a “nova tecnologia” 

Segundo os próprios desenvolvedores, Vex não poderia ser lançado em julho, pois o jogo necessitava de novas tecnologias para seu design e aparência. Ao contrário dos outros campeões, que têm seu modelo “duplicado” para servir como sua sombra, Vex não só possui uma sombra com animações próprias em 3D, mas quase outro personagem dentro de si. 

Movimentação de Vex in-game
A nova campeã do League Of Legends: Vex, a Melancolista.

Para exemplo de comparação, a nova tecnologia se assemelha muito ao “Super Mario Galaxy” da Nintendo, no qual animações em 2D convivem no mesmo espaço que animações em 3D.

Perfis de Vex e sua sombra in-game
Vex e sua sombra in-game.

Essa nova tecnologia alterou os requisitos mínimos do League Of Legends, deixando o jogo mais pesado, mas também irá abrir novas oportunidades para futuros campeões, reworks de habilidades e mudanças no mapa.

Teaser da Vex em Abril de 2021.
Vex e sua sombra in-game.

A mecânica original de Vex, idealizada por Nathan “Lutzburg” Lutz, trazia a ideia de uma maga de artilharia, que abriria portais e expandiria projéteis de aliados. Imagina o puxão do Blitz saindo do nada e os tiros de Miss Fortune com alcance dobrado. Porém, a ideia caiu por terra dadas as limitações do jogo, e para que isso ocorresse, seria necessário um grande rework em quase todas as habilidades dos mais de 154 campeões do League Of Legends.

E isso é totalmente inviável para o orçamento de design visual. É inimaginável esse esforço orçamentário para apenas uma interação com o kit de um único campeão. Dado isso, foi necessário reinventar as habilidades de Vex, e foi aí que ela se tornou uma maga de controle.

Leia mais:

Sombra, faça aquilo 

Antes maga de artilharia, Vex torna-se uma maga de controle, que abusa da distância e do seu grande dano-base. Suas habilidades possuem uma sinergia muito boa e a capacidade para diversos combos é variável. Em um meta em que tantos assassinos e lutadores apareçam na rota do meio, Vex é a escolha perfeita para acabar com tanta ação na midlane. 

Prévia das habilidades de Vex.

Você já deve ter ouvido a expressão “agora todo mundo tem dash nesse jogo!”. Se você não gosta desse pula-pula, surf nos minions e salto de lá para cá, provavelmente vai amar a gamestyle da nova yordle. Ela simplesmente odeia tudo que se movimenta muito perto dela e veio para acabar com essa algazarra de campeões com muita movimentação. 

Icones das habilidades da Vex
Ícones das habilidades de Vex.

Sua passiva conta com duas partes. Na primeira, Vex é fortalecida de tempos em tempos com sua “Destruição”, que faz com que suas habilidades básicas interrompam avanços e afastem seus inimigos. Já a segunda parte se chama “Escuridão”, e cada vez que um adversário usa avanço ou teleporte, ele ganha uma marca. O ataque básico seguinte de Vex contra esse inimigo marcado irá causar dano adicional e diminuir o Tempo de Recarga da “Destruição”

Q – Rajada Mistral: Vex lança um projétil para frente, que diminui de tamanho e ganha velocidade antes do final do trajeto. É a habilidade que você vai priorizar na rota para poder farmar, pois possui um tempo de recarga baixo e um custo de mana reduzido. 

Combo da Vex, passiva e habilidades
Vex usando sua passiva e seu “E: Penumbra Iminente”.

W – Espaço Pessoal: Vex recebe um Escudo e emite uma onda de choque que causa Dano Mágico aos inimigos ao redor. Espaço Pessoal detona a Escuridão em qualquer inimigo marcado que for atingido.

E – Penumbra Iminente: A sombra voa até um determinado local, aumentando de tamanho durante o trajeto. Ao chegar, causa Dano Mágico e Lentidão, além de marcar os inimigos atingidos com Escuridão.

R – Onda Sombria: A sombra avança, marcando o primeiro campeão inimigo que for atingido e causando Dano Mágico a ele. Depois, Vex pode reconjurar essa habilidade para que a sombra a leve até o alvo marcado, causando Dano Mágico adicional. Se o alvo marcado morrer pouco tempo depois de sofrer dano de Onda Sombria, Vex pode conjurar a habilidade novamente em alguns segundos.

Para ver melhor as habilidades e os status gerais da campeã, você pode clicar aqui.

Vai rolar Vex suporte?

A campeã foi feita para dominar a rota do meio e seu kit também funciona muito bem na rota superior. Já na rota inferior, com um APC (quando se troca o atirador tradicional por um mago), também consegue rolar, dado seu alcance longo e seu controle de grupo.

Spash Art oficial de Vex, a nova campeã do League Of Legends
Vex e outras manifestações de sua sombra.

Agora, como suporte, você terá bastante pressão e controle. O problema é que o fear (temor) que sua passiva causa é em área, e isso atinge também os minions. Então, somado ao dano das suas habilidades, vai estragar a onda de minions e o farm do seu atirador. É claro que nas filas ranqueadas isso não é um problema, convenhamos. Outra questão é que a campeã foi feita para ficar mais forte conforme ganha experiência e itens, e como suporte você não tem muito acesso ao ouro. 

Como jungler, ela também não terá muito sucesso, pois apesar do bom dano-base, o Tempo de Recarga de suas habilidades é alto. Você não possui muita mobilidade além da sua Ultimate, e também não possui um bônus de dano em monstros da selva. 

Curiosidades sobre Vex

Algumas curiosidades da Vex reveladas pelos seus desenvolvedores:

  • Vex não é seu nome real, mas sim o nome pelo qual ela quer ser chamada e se sente mais confortável;
  • Vex não tem nenhuma relação com a Norra (dona da Yuumi) e muito menos é a Norra. Desde que começou a ser criada, os rioters não pensaram sobre ela ter relação alguma com a outra yordle;
  • Vex odiaria a Yuumi;
  • Vex nasceu em Bandópolis, mas nunca sentiu que pertencia ao local;
  • A única coisa pela qual ela se interessava era a própria sombra, que era preta (sua cor favorita), e ela podia fazer formas nela e se divertir;
GIF da Vex e sua mecânica do fear
Os futuros main Vex explicando como a mecânica do fear é justa e divertida.
  • Um dia, a Névoa Negra chegou até Bandópolis e os yordles lutaram bravamente, mas a Vex se sentiu atraída pela mesma, seguindo a Névoa de volta para a Ilha das Sombras;
  • Ela conheceu o Viego e quis ajudá-lo, pois queria transmitir o caos. Mas quando descobriu que o Viego estava fazendo aquilo por amor, ela se sentiu traída e voltou para Bandópolis;
  • Ela falou com seus pais, mostrando quem ela realmente era agora. Eles não gostaram, mas disseram que a amariam independentemente de qualquer coisa;
  • Agora a Vex encontra-se dando rolê nas Ilhas das Sombras.

Considerações Finais

Vex é uma das campeãs mais divertidas do LoL para se jogar desde o lançamento da Samira, mas ao contrário da atiradora, ela não transmite aquela sensação de “toxicidade”, sabe? Todos os campeões têm um ponto positivo que me atrai.

Pegando os últimos campeões lançados, por exemplo: Akshan tem um kit um tanto legal e uma personalidade até divertida, mas a gameplay não é tão atrativa; Viego é forte, causa muito dano e pode acabar com um jogo sozinho, mas ele não é divertido. Você joga com ele porque ele é forte… ponto. Gwen é divertida, tem um kit legal, uma gameplay boa para quem é bom e é aquela campeã que só quem manja de skills e do jogo pode fazer algo com a mesma.

Status base de Vex no PBE
Status base de Vex (PBE).

Já a Vex é o conjunto total desses atributos: ela tem um kit bom, é forte, tem muita personalidade, suas habilidades conversam entre si e ela é uma maguinha! Acima de tudo disso, é uma yordle (o último yordle lançado foi o Kled, em 2016). Você pode amá-los ou odiá-los, mas sabe que eles são personagens à parte dentro do jogo: seja pela personalidade ou poder dentro do Rift, os yordles são campeões que se destacam facilmente dos outros.

Dito isso, a campeã tem futuro, tanto nas filas normais quanto no competitivo. Vai tomar nerfs? Certeza! Provavelmente ela já vai sair do PBE com uns nerfs no dano-base (que muito alto. Sério… ela explode qualquer um antes do level 6 e nenhum item).

Ela tem muita sinergia com itens de dano explosivo, como Ludens e o Explocinturão (que te ajudará a finalizar alguns inimigos, caso você goste de jogar mais ofensivamente). Não vi necessidade de se fazer Lágrima da Deusa para ela, pois uma Poção Corrupta ou Anel de Doran já servem muito bem. Ela não gasta nada de mana e os custos das habilidades são bem baixos. De segundo item, você pode optar por um Zhonyas para lhe dar tempo quando você usar a sua Ultimate e seu escudo voltar.

Artes dos esboços de Vex feitas pelos designs do League Of Legends
Modelos in-game da nova campeã Vex.

O resto da build é mais variável, assim como runas. Já vi gente usando Eletrocutar, Aery, Cometa, Colhedor de Essências e até Ímpeto. Tudo isso depende de quem você vai enfrentar e como você gosta de jogar.

Mais uma vez, é uma campeã incrível. Tem poucas fraquezas, já que seu intuito é sempre manter seus adversários fora de alcance. Sua fraqueza mais óbvia é o Tempo de Recarga de Habilidades, que é um pouco alto, mas nada que Redução de Tempo de Recarga nas runas e nos itens não resolva.

Mantenha sempre a distância e abuse do alcance de Vex. É basicamente como jogar de Xerath: enquanto eles estiverem longe, tudo tranquilo, mas quando chegam perto demais, você provavelmente será explodido, já que a campeã não tem muito escape ou mobilidade.

Vex chegará ao servidor principal na atualização 11.19, prevista para a semana do dia 22 de setembro de 2021. E com ela chegarão os eventos do Mundial 2021, como o retorno do modo rotativo URF (yay!), o passe do evento e as skins Emissários.

Skin da Vex emissária da luz 2021
Skin da Vex emissária da luz 2021

Fontes: Surrender At 20, League Of Legends, Asacaryan e Wiki do League Of Legends.

Continue lendo:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Gustavo Menezes
Artigos: 107
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários