Crítica | Kitaria Fables – Salve a Paw Village5 minutos

Confira o RPG de ação que mistura ação e simulação de fazenda!

Kitaria Fables serve uma mistura de elementos de RPG com farming simulator. Ao jogar, você consegue notar várias referências a jogos clássicos como Zelda, Ragnarok, Maple Story e Harvest Moon.

Pôster de Kitaria Fables
Pôster de Kitaria Fables.

Vamos falar de Kitaria Fables

Kitaria Fables é um RPG de aventura desenvolvido pela Twin Hearts e distribuído pela PQube. O jogo combina ação e simulação: você precisa enfrentar diversos inimigos pelos mapas, incluindo chefões, e ainda cuidar de sua fazenda.

Você assume o papel de Nyanza, um soldado do império que chega a Paw Village, uma pequena cidade que está sendo atacada por monstros. O gatinho Nyanza é neto de um fazendeiro da cidade que acabou falecendo e deixando a fazenda de herança para o guerreiro.

Nyanza de Kitaria Fables
Nyanza dentro de casa.

O enredo do jogo é bem interessante e divertido, ele está repleto de personagens carismáticos e poderosos, problemas políticos, magia, monstros e uma catástrofe que se aproxima. Tudo isso junto a um ótimo storytelling!

Com uma catástrofe se aproximando, sua missão agora é explorar a região para resolver o mistério do ataque dos monstros e o problema do império, o qual não é nada do que o Nyanza achava que era. E nessa missão, você enfrentará slimes, cenouras monstros, orcs, cogumelos gigantes e muitos outros adversários.

O jogo ainda permite que você personalize seu personagem: é possível trocar a cor de seu felino guerreiro e ainda adicionar alguns acessórios! Tudo para deixar a gameplay ainda mais atrativa e divertida.

Personalização do personagem Nyanza
Personalização do personagem Nyanza.

Combate

A mecânica de combate é simples, porém divertida: você usa um botão para travar a mira em um inimigo e atacar. É possível atacar usando diferentes armas, como espadas ou arcos, e também usar diversos tipos de magia, as quais aplicam diferentes efeitos nos inimigos, como, por exemplo, queimaduras constantes, o que é ótimo contra monstros vegetais!

Combate em Kitaria Fables
Combate em Kitaria Fables.

Mas atenção! Ao atacar com suas armas, usar magia ou esquivar de ataques, você consome alguns recursos vitais, como, por exemplo, stamina, a qual pode ser vista como um pequeno círculo ao lado do personagem no momento da ação.

A interface auxilia bastante durante as batalhas e todas as habilidades são dispostas na parte inferior da tela, como geralmente é feito nos MMOs. Um outro ponto interessante é que o jogo não possui sistema de níveis, assim, a única maneira de se ficar forte é através de bons equipamentos, os quais concedem muitos atributos para o personagem.

Masmorras em Kitaria Fables
Masmorras dentro do jogo.

A dificuldade dos monstros varia bastante: alguns são fáceis de se vencer e não possuem muitas mecânicas, mas outros acabam sendo um pouco mais difíceis. E essa dificuldade aumenta dentro das masmorras, as quais estão repletas de monstros bem mais fortes que os presentes na área aberta.

Fazenda

O sistema de simulação de fazenda funciona bem e não está ali só de enfeite, pois você precisa plantar para conseguir dinheiro e outros recursos para produzir equipamentos melhores. A mecânica é bem semelhante a de outros jogos, como Harvest Moon e Stardew Valley. Você consegue sementes em um NPC na vila, planta, rega durante alguns dias e pronto, sua plantação está pronta para ser colhida!

Plantação no jogo
Plantação dentro do jogo.

Mas não se engane, pois apesar de o sistema de plantação ser essencial, o jogo não se resume somente a isso. É preciso se equilibrar bem entre explorar, caçar monstros e cuidar da plantação! Uma dica: convide um amigo para te ajudar na fazenda ou nas missões, pois o coop de Kitaria Fables permite que você convide um amigo para jogar mesmo que ele não tenha o jogo.

Kitaria Fables vale a pena?

Sim! O jogo vale muito a pena: ele entrega uma história interessante, muitos personagens carismáticos e sistemas bem divertidos. Se você gosta de RPGs de ação e jogos de fazenda, esse jogo é para você!

E mesmo que pareça um game de nicho, ele é simples e bem casual, ideal para apresentar para aquela pessoa que deseja conhecer mais do mundo dos RPGs.

Kitaria Fables está disponível para Nintendo Switch, PC, PlayStation e Xbox!

Confira mais no trailer abaixo:

Confira também:


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Norman
Escrevo sobre animes, jogos, séries farofa e jogo uns joguinhos aí na Twitch. Criador de conteúdo verificado pela miHoYo
Artigos: 217
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários