Crítica | Garden Story – seja uma boa uva e salve seu bosque5 minutos

A comunidade do bosque está sendo atacada pela podridão e diversos outros inimigos. Assuma o papel de guardião e ajude seus amigos em Garden Story, um divertido RPG de ação, repleto de exploração e fantasia.

Arte promocional do jogo Garden Story
Arte promocional de Garden Story.

Vamos falar de Garden Story

Desenvolvido pelo Picogram e distribuído pela  Rose City Games, Garden Story serve um adorável RPG que lhe permite explorar, resolver quebra-cabeças, lutar contra monstros e chefões, pescar e ainda plantar para vender e conseguir mais recursos.

É um jogo bem completo, repleto de sistemas e mecânicas divertidas envolvendo exploração e plantação, mas não se engane, pois ele não é um Stardew Valley. O sistema de plantações é bem divertido, mas o jogo não se resume somente a isso, afinal, você é o guardião do bosque (Guardian of The Grove), e não um simples fazendeiro.

Concord, a jovem uva guardiã do bosque
Concord, a jovem uva guardiã do bosque.

Sua missão como guardião é ajudar e proteger os moradores dos inimigos, e também da podridão que vem atacando e causando a destruição do lugar. Lutar contra os inimigos é essencial para conseguir coletar recursos para comprar equipamentos e completar missões dos moradores.

O jogo possui uma história principal bem interessante e diversas missões secundárias, as quais agregam bastante conteúdo, como todo RPG desse estilo. Ao completar as missões, você conseguirá liberar áreas e prédios dentro da comunidade. É um sistema bem legal, pois, assim, o jogo se torna mais imersivo e ainda te recompensa com novas áreas para explorar ou restaurar.

Mecânicas presentes em Garden Story gif do jogo
Mecânicas presentes em Garden Story.

Por ser essencial no jogo, o sistema de combate foi bem elaborado, entregando diferentes mecânicas de ataque e defesa para se lutar contra os variados inimigos do bosque. Cada monstro possui diferentes mecânicas e ritmos de ataque, deixando a jogabilidade desafiadora e emocionante. Não é só bater, você precisa pensar e usar diferentes armas para conseguir vencer certos monstros como, por exemplo, usar a vara de pescar para arrancar a armadura dos inimigos e, assim, conseguir causar mais dano.

Pontos Positivos

O jogo apresenta muitos pontos positivos, mas alguns se destacam bastante, como, por exemplo, a riqueza de detalhes presente na pixel art. Garden Story é uma obra de arte em pixel art. Seu visual retrô é suave e bem agradável. Cada cenário novo consegue prender sua atenção por um bom tempo, pois eles são recheados de beleza e muitos detalhes, tanto no cenário como nos monstros e construções da área.

E para aqueles que adoram personalizar seu personagem, o jogo conta com um pequeno sistema de acessórios para sua uva guardiã: você pode equipar um chapéu bem estiloso na fruta. São diversos modelos, que podem ser comprados ou conseguidos através de missões.

Concord equipado com Chapéu, Garden Story Game
Concord equipado com chapéu.

Outro grande ponto positivo é a imersão, pois Garden Story conta com sistema de horas, período do dia e também estações, algo bem comum em jogos de simulação como Stardew Valley e Story of Season’s. Enquanto você explora e luta contra monstros, pode apreciar a bela passagem do dia ao som da trilha sonora do jogo, a qual é muito gostosa de se ouvir e, com certeza, vai te dar muita nostalgia.

Pontos Negativos

O jogo apresenta um único ponto negativo: as missões diárias! Assim que você começa o dia, lhe são dadas 3 missões, as quais podem ser de caça, coleta ou quebra-cabeças. No começo, elas são divertidas, mas depois se tornam repetitivas, sempre pedindo para fazer a mesma coisa, o que deixa o sistema um pouco chato e maçante.

Conclusão

Se você gosta de RPG’s que mesclam muita exploração e diferentes sistemas de simulação, Garden Story é perfeito para você! O jogo consegue entregar muitas horas de uma gameplay divertida e prazerosa, permitindo que você aproveite cada detalhe fofo desse mundo feito em pixel art.

Confira um pouco mais do jogo no trailer abaixo:

Confira também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Norman
Escrevo sobre animes, jogos, séries farofa e jogo uns joguinhos aí na Twitch. Criador de conteúdo verificado pela miHoYo
Artigos: 221
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários