5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para assistir antes de Free Guy7 minutos

O filme Free Guy, protagonizado por Ryan Reynolds, estreará nos cinemas brasileiros em 19 de agosto. Ele conta a história de um caixa de banco chamado Guy, o qual, em meio à sua inabalável rotina, acaba por descobrir que faz parte de um jogo que está prestes a ser destruído por seu criador (Taika Watiti). Agora, ele vai precisar se tornar um player para salvar seu mundo.

Nesse embalo, o Otageek trouxe 5 filmes e séries que misturam realidade e jogos para você se preparar para a estreia de Free Guy e controlar a ansiedade. Vamos à lista:

1 – Jogador Número Um

Jogador Número Um é um filme de ação e aventura lançado em 2018, dirigido por Steven Spielberg e baseado no livro homônimo escrito em 2011 por Ernest Cline, que também participou da escrita do roteiro do filme.

Personagens de Jogador Número Um, que mistura realidade e jogos assim como Free Guy

No enredo, a humanidade está em 2045 e encontra-se assolada por guerras, fome e desemprego. Devido a tal, os indivíduos fogem de sua vida através de um jogo de realidade virtual chamado OASIS (Ontologically  Anthropocentric Sensory Immersive Simulation), criado por James Halliday e Ogden Morrow.

Porém, Halliday morre e deixa, assim, uma mensagem pré-gravada através do avatar Anorak, anunciando que concederá a propriedade do jogo e de toda a sua fortuna ao primeiro que resolver seu desafio, o qual consiste em encontrar um easter egg espalhado pelo mundo. Assim, o CEO da empresa Innovative Online Industries (IOI) contrata funcionários chamados “seis” para resolver o puzzle.

Os jogadores do OASIS não gostam nada da ideia, já que o dono da IOI pretende limitar o acesso ao jogo, que é o principal refúgio da maior parte da humanidade. O que ele não esperava é que o jovem Wade Watts fosse encontrar a primeira pista e largar na frente da disputa. A partir de então, o desafio passa a envolver riscos bem reais para o garoto, que está lutando contra gente muito poderosa.

2 – Alice no País das Maravilhas (Alice in Borderland)

Alice no País das Maravilhas é uma produção original Netflix lançada no final de 2020. E não se engane com o nome, pois a série não tem nada a ver com a história da garotinha que se perde em um sonho. Nesse enredo, um grupo de jovens vai parar numa dimensão paralela e precisa participar de jogos com diferentes temáticas a fim de ganhar dias de vida.

Personagens principais de Alice no País das Maravilhas, , que mistura realidade e jogos assim como Free Guy
Personagens principais de Alice no País das Maravilhas.

O problema é que esses jogos sempre envolvem o risco de morte e a cooperação com desconhecidos, o que é especialmente problemático quando se tem o azar de cair em um jogo com o tema “confiança e traição”. Ao final, os sobreviventes recebem uma carta de baralho com o número de dias obtidos até que um raio atinja sua cabeça e os mate. Para evitar esse trágico fim, eles precisarão, assim, jogar novamente e obter outra carta.

3 – Sword Art Online (SAO)

Sword Art Online é um anime lançado em 2012 no Japão e baseado na light novel homônima escrita por Reki Kawahara. Ele está disponível no Brasil pela Crunchyroll e pela Netflix.

Em 2022, um jogo de realidade virtual chamado Sword Art Online (SAO) é lançado, trazendo a tecnologia inovadora do capacete Nerve Gear. Através desse instrumento, o jogador é capaz de controlar seus movimentos no jogo através da mente, como o faz na vida real.

Protagonistas de Sword Art Online, que mistura realidade e jogos assim como Free Guy
Protagonistas de SAO.

De início, 10.000 players entram em SAO e descobrem que são incapazes de sair. Nesse momento, o criador do jogo, Kayaba Akihiko, aparece em um holograma e anuncia que só poderão se desvencilhar da realidade virtual quando zerarem SAO. E isso só acontecerá caso passem por todos os 100 andares de Aincrad, castelo de aço no centro do mundo.

Mas existe um detalhe importante: todos os que morrem no jogo ou tentam retirar o Nerve Gear na vida real acabam morrendo de verdade. E é nesse cenário que se destaca Kirito, um dos 1.000 jogadores que tiveram acesso ao beta do jogo e, por isso, encontram-se em nível mais avançado, acreditando que serão capazes de zerar o mesmo e libertar a todos.

4 – Tron: O Legado

Tron é um filme de ação e aventura lançado em 2010 e dirigido por Joseph Kosinski, em sua estreia na direção.

Nessa história, o programador Kevin Flynn recria um programa chamado CLU, clone digital de si mesmo, para ajudar um outro programa, Tron, a trabalhar dentro de uma realidade virtual contida no supercomputador ENCOM 511. Então, dentro desse mundo digital, surgem os ISOs, algoritmos que funcionam como “pessoas virtuais”.

Jovem Sam em Tron, um garoto loiro com uma roupa futurística segurando um disco. Tudo possui luzes em neon.
Sam Flynn.

Porém, o programa CLU passa a ver os ISOs como uma imperfeição e planeja destrui-los, enquanto Flynn e Tron acreditam que eles sejam o próximo estágio da evolução digital. Dessa forma, o programa se volta contra Flynn, reformata Tron e o transforma em um soldado chamado Rinzler. No meio disso tudo, o próprio Flynn desaparece.

Misteriosamente, após 20 anos, o filho de Kevin, agora com 27 anos, recebe uma mensagem no antigo fliperama do pai. O jovem Sam, então, acaba indo parar no mundo virtual e se vendo no meio de jogos de vida ou morte junto aos programas dissidentes capturados por sentinelas. Agora ele precisará se virar nesse avançado e perigoso mundo para sair vivo.

5 – Nerve – um Jogo sem Regras

Nerve: um Jogo sem Regras é um thriller de 2016 dirigido por Henry Joost e Ariel Schulman, indicado ao People’s Choice Awards 2017 na categoria “Filme de Thriller Favorito”.

No enredo, a tímida estudante Vee, por ser vista como passiva e sem atitude, é pressionada pelos amigos a participar do jogo Nerve, no qual as pessoas recebem tarefas formuladas por aqueles conhecidos como “observadores”. Ao cumprir a tarefa, o jogador recebe um prêmio em dinheiro, mas perde tudo se desistir do jogo.

Ian e Vee em Nerve. Ele está em uma moto e ela olha com uma cara inocente para algo.
Pôster de Nerve.

Porém, ela e o jovem Ian, que conheceu no jogo, passam a chamar a atenção dos observadores e recebem tarefas cada vez mais perigosas. Então, o que era para ser apenas um jogo inocente torna-se um teste de sobrevivência.

E aí, o que achou da nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários e não deixe de acompanhar o Otageek, pois já já lançaremos a crítica de “Free Guy: Assumindo o Controle”.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Ana Laura Teodoro
Eu gosto de... leia mais
Artigos: 28
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários