Conheça as mulheres por trás das produções da Marvel Studios12 minutos

Viúva Negra, Loki e outros títulos da Marvel Studios são assinados por nomes femininos.

Com estreia simultânea no Disney+ e nos cinemas, o aguardado filme solo da Viúva Negra já está entre nós desde o dia 09 de julho. O longa, que abordará mais sobre o passado pouco conhecido da heroína, é o segundo do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) protagonizado por uma personagem feminina – sendo Capitã Marvel o primeiro. Mas existe várias outras mulheres na Marvel…

Leia também:

Cate Shortland foi a diretora do filme Viúva Negra e hoje vamos conhecer um pouco mais sobre ela e as mulheres responsáveis por produções da Marvel Studios, incluindo títulos que ainda estão por vir.

Cate Shortland

Cate Shortland diretora de Viuva negra e uma das mais novas mulheres da Marvel.
Uma das mais novas mulheres da Marvel.

Cate Shortland é uma escritora australiana e diretora de cinema e televisão. Ela nasceu em 10 de agosto de 1968 em Temora, Nova Gales do Sul. Criou vários curtas premiados: Alça em Olympia (1995); Pentuphouse (1998); Flower Girl (2000); Alegria (2000). Além disso, Cate passou três anos dirigindo episódios da série de televisão The Secret Life Of Us. Em 2004, ela lançou seu primeiro longa-metragem, Somersault (2004), que foi inscrito na seção Un Certain Regard no Festival de Cannes de 2004.

Jac Schaeffer

Jac Schaeffer roteirista de Viuva Negra e Wandavision, uma das mulheres da Marvel.

Jac Schaeffer, que compõe o núcleo de roteiristas de Viúva Negra ao lado de Ned Benson e Eric Pearson, é a criadora de um dos mais recentes sucessos da Marvel: a série WandaVision, disponível no Disney+. Além de roteirista, ela também atuou como produtora executiva dos nove episódios da série, que mistura o estilo das clássicas  sitcoms americanas com o Universo Cinematográfico Marvel.

Kari Skogland

Kari Skogland, uma das mulheres da Marvel.

Kari Skogland é uma cineasta, roteirista e produtora canadense, e na Marvel foi a diretora da série Falcão e o Soldado Invernal. Kari também já trabalhou na direção de um episódio da série do Justiceiro para a Netflix e dirigiu alguns episódios de The Handmaid’s Tale.

Amber Finlayson e Katie Ellwood

Dupla de mulheres à frente da série Gavião Arqueiro usando terno e chapéu.
Mulheres à frente da série Gavião Arqueiro.

Amber Finlayson e Katie Ellwood são as diretoras escolhidas pela Marvel Studios para a série de TV do Gavião Arqueiro. A dupla é conhecida também como Bert e Bertie e dirigiu o filme Troop Zero, também da Amazon.

Kate Herron 

Late Herron, uma das mulheres da Marvel.

Kate Herron é o nome por trás da mais recente produção do Disney+Loki, focada na história do querido vilão. Ela assume a direção e também a produção executiva dos seis episódios da série. Antes de estrear na Marvel Studios, um dos trabalhos mais recentes de Herron foi na série Sex Education, na qual dirigiu quatro episódios da primeira temporada.

Anna Boden 

Anna Boden no centro da imagem, uma das mulheres da Marvel..

Capitã Marvel (2019) foi um filme pioneiro por diversos motivos: além de ser o primeiro da Marvel Studios com uma mulher no papel principal, o longa estrelado por Brie Larson foi também o primeiro filme sobre uma super-heroína a ultrapassar a marca de um bilhão de dólares de rendimento.

E uma das responsáveis por esse sucesso foi Anna Boden, primeira mulher a dirigir um filme do estúdio, assinando a direção e o roteiro da produção junto com Ryan Fleck. Outros trabalhos mais conhecidos da cineasta são o filme Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010) e a minissérie Mrs. America (2020), transmitida com exclusividade pelo STAR Premium no Brasil, indicada a dez prêmios Emmy e vencedora na categoria de melhor atriz coadjuvante pela atuação de Uzo Aduba.

Nicole Perlman

Nicole Perlman, uma das mulheres da Marvel.

Nicole Perlman foi a primeira mulher a escrever um filme do MCU. Fã de ficção científica desde adolescente, ela é a responsável, junto com o diretor James Gunn, pelo roteiro de Guardiões da Galáxia, lançado em 2014. O filme explora o universo intergaláctico da Marvel e conta a história de um grupo de criminosos do espaço sideral que se unem para proteger um objeto valioso, capaz de mudar os rumos do universo.

Chloé Zhao

Uma das mulheres asiáticas da Marvel.
Uma das mulheres asiáticas da Marvel.

A cineasta chinesa Chloé Zhao fez história ao ser a primeira mulher asiática a ser indicada na categoria de direção na cerimônia do Oscar. Ela não apenas levou a estatueta, como também o filme que lhe rendeu o prêmio, Nomadland (2020), foi o vencedor da principal categoria na edição de 2021. Ela se junta ao universo Marvel na direção e roteiro do filme Eternos, que segue os eventos de Vingadores: Ultimato (2019).

O longa estreia em outubro de 2021 e acompanha a saga de seres imortais que vivem secretamente na Terra há milênios e se reúnem para enfrentar os Deviantes, seus principais inimigos.

Nia DaCosta 

Nia DaCosta, uma das mulheres negras da Marvel

Nia DaCosta será a primeira mulher negra por trás de um filme da Marvel Studios, assumindo a direção de The Marvels, sequência de Capitã Marvel que se passa nos dias atuais e estreia em 2022. Outros trabalhos da cineasta incluem o drama Little Woods (2018) e o filme de terror A Lenda de Candyman (2021), roteirizado pelo aclamado Jordan Peele (Corra!).

Sharmeen Obaid-Chinoy

Uma das mulheres escolhidas para liderar Ms. Marvel.
Uma das mulheres escolhidas para liderar Ms. Marvel.

A diretora paquistanesa Sharmeen Obaid-Chinoy vai dirigir a série Ms. Marvel para o Disney+. Obaid-Chinoy tornou-se a primeira cidadã paquistanesa a ganhar um Oscar em 2012, com seu documentário Saving Face. E ela ainda ganhou outro Oscar em 2015 por A Girl in the River: The Price of Forgiveness.

Meera Menon

Meera Menon, outra das mulheres escolhidas para liderar Ms. Marvel.

Ao lado de Obaid-Chinoy, Meera Menon também é uma das diretoras da série da Miss Marvel. E além de diretora, Menon é escritora e editora indiano-americana. Sua estreia como diretora, Farah Goes Bang, foi exibida no Tribeca Film Festival em 2013 e recebeu o prêmio inaugural Nora Ephron pela Tribeca e Vogue. ‎Em 2015, Menon dirigiu o drama de Wall Street, ‎‎Equity. 

Kat Coiro

Uma das mulheres por trás de Mulher-Hulk.

Kat Coiro é uma premiada diretora e produtora escolhida para dirigir alguns episódios da série da Mulher-Hulk para o Disney Plus. Kat trabalhou em muitas séries episódicas, incluindo “Dead To Me”, “Shameless” e “It’s Always Sunny in Philadelphia.

A. C. Bradley

A. C. Bradley é a roteirista-chefe e showrunner da série animada do Disney+ What If…?, que será lançada no Disney+ em agosto.

Bisha K. Ali

 Bisha K. Ali otageek

Bisha K. Ali é roteirista e showrunner de Miss Marvel. Além de roteirista, ela é uma comediante de stand up conhecida por sua comédia pessoal e política. Foi selecionada para o programa Elevate 2018 do BAFTA. Como artista, Bisha é frequentemente ouvida no podcast Guilty Feminist e também é co-apresentadora do podcast GrownUpLand, da BBC Radio 4.

Jessica Gao

Jessica Gao é uma escritora e produtora conhecida por ‎‎Rick e Morty‎‎ (2013), ‎‎Silicon Valley‎‎ (2014) e agora Mulher-Hulk (2022).‎

Chinaka Hodge

Chinaka é uma cineasta, poeta e educadora norte-americana conhecida pelos seus trabalhos em O Expresso do Amanhã e Amazing Stories. Na Marvel, Hodge será roteirista e showrunner da série Coração de Ferro para o Disney Plus.

Emily Bowen-Cohen

Emily Bowen-Cohen é roteirista e produtora executiva da série Echo. Em 2 de junho de 2021, foi informado que a série está programada para começar a ser filmada em janeiro de 2022.

Jennifer Kaytin Robinson

Robinson começou sua carreira na televisão, criando e roteirizando o programa “Sweet/Vicious”, da MTV. Depois, ela escreveu e dirigiu “Alguém Especial”, filme para a Netflix com Gina Rodriguez, Brittany Snow e DeWanda Wise. Na Marvel, Jennifer é co-roteirista de Thor: Amor e Trovão ao lado de Taika Waaititi. O longa estreia em 6 de maio de 2022.

Megan McDonnell

Megan McDonnell não é novata na casa das ideias. Ela escreveu alguns episódios de WandaVision e agora retorna para escrever The Marvels, que está programado para ser lançado em 11 de novembro de 2022.

Stacy Osei-Kuffour

E para fechar nossa lista, trazemos Stacy Osei-Kuffour, que é popularmente conhecida por seu trabalho na série Watchmen da HBO e a responsável pelo roteiro do novo filme do Blade, que foi anunciado em 2019 na San Diego Comic-Con. Sua produção está programada para início em julho de 2022, segundo o THR.

Continue lendo:

Este conteúdo foi atualizado em 23/07 com a ajuda da nossa amiga e leitora do site Patrícia Miranda. Siga ela no twitter para ficar sempre antenado nas novidades da Marvel.


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Riuler Luciano
Jornalista Cultural, Analista de Inbound Marketing e Branding, cresceu lendo quadrinhos dos X-MEN é amante de Cultura Pop e Pequi!
Artigos: 83
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários