Crítica | ‘Matthias & Maxime’ e a impossibilidade do amor no Mubi.6 minutos

Uma história sobre dois amigos de infância confrontando seus desejos, Matthias & Maxime, de Xavier Dolan, está disponível no Mubi.

Com uma história intrigante, Xavier Dolan leva o espectador ao auge do desespero quando decide mostrar que o amor nem sempre aparece no momento ideal, em uma mensagem desesperançosa porém reconfortante.

Se você já se iludiu com aqueles filmes de romance onde nada parece impossível, algo que distorce muito nossa realidade, então está na hora de assistir Matthias & Maxime. Porém, se prepare: você vai sentir vontade de gritar com os personagens durante todo o filme!

Pode parecer estranho que um filme com uma mensagem tão desesperançosa sobre o tempo e a impossibilidade do amor consiga ser reconfortante, mas Matthias & Maxime mostra a importância de se ouvir essa mensagem e principalmente aceitar que está tudo bem.

Os protagonistas Matthias e Maxime.
Matthias (Gabriel D’Almeida Freitas) e Maxime (Xavier Dolan).

Contando a história de dois amigos de infância que se beijam durante um curta-metragem amador, o filme mostra ambos os rapazes confrontando suas preferências e desejos enquanto essa dúvida perturba seu círculo de amizade e sua vida.

Xavier Dolan dá o golpe final no espectador quando chegamos em pouco mais da metade do filme, entregando uma cena muito satisfatória e esperada enquanto tira nosso fôlego, só para acabar com suas expectativas na sequência.

O beijo de Matthias & Maxime.
Eu perdi todo o fôlego nessa cena!

É difícil falar muito de Matthias & Maxime sem invocar algo muito pessoal, e talvez seja isso uma das coisas mais interessantes do filme: como ele se relaciona com cada espectador de uma maneira especial.

Sendo um pouco cético (e talvez até cretino) quanto ao amor, pessoalmente o filme foi dolorosamente romântico com um gostinho cruelmente doce em seu final.

O Cast

Xavier Dolan (Maxime) e Gabriel D’Almeida Freitas (Matthias) tornam o filme desesperador com suas performances, com ambos os atores entregando uma química e uma parceria muito forte, o que só serve para tornar os sentimentos dos personagens ainda mais profundos e visíveis.

Todo o cast do filme é espetacular, mas é de se admirar a química dos amigos no núcleo principal. Com o filme focado em amizades e nessas relações, o cast contribui muito para uma maior aproximação do espectador.

Cast do filme Matthias & Maxime que inclui Xavier Dolan e Gabriel D'Almeida Freitas.e
O cast conta com: Xavier Dolan, Gabriel D’Almeida Freitas, Harris Dickinson, Pier-Luc Frunk, Antoine Pilon, Anne Dorval, Adib Alkhalidey e mais.

Os dois protagonistas conseguem transmitir muitas emoções em seus olhares, contrastando, ainda, com a situação de ambos os personagens na história. Maxime é sutilidade procurando liberdade, enquanto Matthias é o caos contido por seus deveres e papéis perante a sociedade.

Matthias & Maxime e as relações impossíveis

É interessante também perceber que esse fôlego preso durante todo o filme vem justamente dos personagens se questionando e confrontando seus desejos, e como esse ritmo lento criado por Xavier Dolan (que sim, é ator, produtor, roteirista, diretor e trabalha na equipe técnica do filme) vai nos levando para uma percepção maior de como o filme termina.

Também deixo aqui o aviso: fiquem atentos aos personagens e suas posições nas cenas! É muito intrigante ver como Xavier Dolan faz questão de criar uma certa separação entre Matthias e Maxime, deixando-os separados ou justapostos em muitas cenas.

Claro que esse fato não é só por estética, mas carrega um significado que colabora para a mensagem do filme sobre esses sentimentos impossíveis e como os protagonistas os confrontam!

Maxime e Matthias sozinhos em cena.
O tão esperado momento!

Como dito anteriormente, o filme carrega uma mensagem muito forte sobre a impossibilidade do amor e como o tempo desempenha um papel protagonista em nossas relações, então é de se esperar que o decorrer do filme não agrade a todo mundo.

Matthias & Maxime aborda um lado muito pouco falado sobre essas relações amorosas que o próprio tempo torna impossível, além de afirmar a concreticidade do papel ínfimo do ser humano perante a forças imutáveis e dominantes.

Sobre aproveitar os momentos

A grande beleza do filme está justamente quando ele se reserva a mostrar esses pequenos e curtos momentos onde os dois amigos aproveitam de sua “bolha” para saciar seus desejos, mesmo que não possam, por seus caminhos divergentes, transformar esse sentimento em algo concreto.

Matthias & Maxime se beijando em cena do filme.
Até tremi aqui.

Talvez a mensagem fundamental que Matthias & Maxime carrega seja sobre aproveitar esses curtos momentos da vida, além de criar um debate sobre nossa própria consciência quanto aos limites da mensagem que “tudo é possível” pregada em muitos filmes de romance.

O que fica no final do filme é um sentimento agridoce e uma reflexão sobre o tempo, fazendo valer o tempo que passamos assistindo. Agora, para determinar se o filme é bom ou não, fica na sua opinião própria como espectador e como a mensagem do filme te atingiu. Definitivamente vale a pena parar e assistir Matthias & Maxime.

Oh, e se você ficou interessado pelo filme, você pode encontrá-lo (além de um Q&A muito especial com Xavier Dolan!) na plataforma de streaming Mubi.

Ficou curioso? Clique AQUI para assinar e ganhar 30 dias de conteúdo gratuito.

Leia também:


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Robertho Costa
Um cactinho paraibano. Jornalista Cultural, Escritor de contos e poemas (ou pelo menos tentando ser), apaixonado por cultura pop e definitivamente um grande fã da Feiticeira Escarlate.
Artigos: 73
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Sabrina Ventresqui

Amei a crítica!

Acompanhe o Otageek nas redes sociais

pt Português
X