Crítica | Animação Batman: O Longo Dia das Bruxas6 minutos

Saído do forno agora, Batman: O Longo Dia das Bruxas veio pra chamar a atenção dos velhos e novos fãs do morcegão e fazer jus ao nome da editora, já que sua sigla designa Detective Comics!

Saído do forno agora – 22 de junho – Batman: O Longo Dia das Bruxas veio pra chamar a atenção dos – velhos e novos – fãs do morcegão e fazer jus ao nome da editora, já que DC significa Detective Comics (quadrinhos detetivescos, numa tradução livre). 

Batman lança seu bat gancho em uma cena em plongée.
Cena do morcegão em Batman: O Longo Dia das Bruxas.

O título pode levar os mais incautos a pensar se tratar de uma história de terror – ou ao menos algo relacionado apenas ao vilão Espantalho, mas não é o caso. Trata-se de uma história policial, detetivesca, com direito a máfia italiana! Haja vista que o vilão Carmine Falcone, criado por Frank Miller e David Mazzucchelli, está aí e estará de novo em The Batman (2022).

Carmine Falcone e seu filho observam calados enquanto rola a reunião da máfia.

Embora o traço não seja nem de longe o de Tim Sale (que também desenhou Superman: As Quatro Estações), já que se trata da mescla de ligne claire com mangá, comum aos desenhos animados atuais, a animação mantém a estética dos personagens bem próxima à da HQ, salvo algumas (infelizes) exceções. 

À esquerda, o segurança de Falcone retira um mafioso folgado da reunião no desenho. À direita, a cena da qual foi inspirada, na HQ. A segurança é uma mulher e quem é posto na linha é O Charada,
Segurança de Falcone no desenho e na versão original.

O roteiro, por sua vez, aproxima-se bastante do original de Jeph Loeb (autor de Batman: Silêncio, que também rendeu uma animação em 2019, Demolidor: Amarelo, Homem-Aranha: Azul, Heroes, Lost e até de Comando para Matar, com Arnold Schwarzenegger) e é exatamente essa a sacada da animação.

Quem leu a HQ se sentirá como quem se depara com a história pela primeira vez, enquanto quem não leu vai ter o gostinho de encontrar uma trama que dá várias pistas e levanta várias questões, mas sem entregar resposta nenhuma para dar não apenas um, mas vários ganchos.

Homem Calendário é interrogado de dentro de sua cela no Asilo Arkham por Batman e Capitão Gordon.
Homem-Calendário em Batman: O Longo Dia das Bruxas.

Mesmo mencionando o Dia das Bruxas no título, o enredo perpassa vários feriados, o que dá a tônica para a inserção de Homem-Calendário e Feriado. O primeiro, preso no Asilo Arkham; o segundo, você vai ter que assistir.

E falando em calendário, como comemoramos recentemente o Dia do Dublador (29/06), o elenco que dá voz aos personagens é um show à parte.

Leia Também:

Jensen Ackles (o Dean Winchester de Supernatural) encarna o Homem-Morcego.

À esquerda, Jensen Ackles. À direita, Batman.

Joshua David “Josh” Duhamel (da série de filmes Transformers) dá voz a Harvey Dent.

À esquerda, Joshua David “Josh” Duhamel. À direita, Harvey Dent,

Billy Burke (o Charlie Swan, pai de Bella Swan na série Crepúsculo) é o (futuro Comissário) Jim Gordon.

À esquerda, Billy Burke. à direita, Jim Gordon.

Naya Rivera (de Glee) entra como Mulher-Gato. A animação presta uma homenagem a ela, já que este foi seu último trabalho

À esquerda, Naya Rivera. À direita, Mulher-Gato

Troy Baker (atuante em diversos animes, como Naruto, Full Metal Alchemist, Yu Yu Hakusho, Basilisk, One Piece, Bleach, além de ser o Joel Miller de The Last of Us) fará novamente o Coringa (ele já o fez em Batman: Assalto ao Arkham).

À esquerda, Troy Baker. À direita, Coringa,

Há ainda cenas e menções que um leitor, cinéfilo ou quadrinhólatra mais aficcionado vai perceber se tratar da eminência parda por detrás do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, da Trilogia de Nolan. A cena do montante de dinheiro queimando, a suposta origem de Duas-Caras e o mote ou frase-síntese que serviu de campanha viral para o filme supracitado estão presentes tanto na animação quanto na HQ. 

Close de Harvey Dent no leito do hospital com o lado esquerdo do rosto encoberto nas sombras. O espectador se pergunta: "Será?"
Será agora que Harvey Dent se torna o Duas-Caras?

Será que é agora que Harvey Dent vai se tornar o Duas-Caras?” “Será esse o Charada?” “Esse personagem no esgoto, é claro que é o Croc…!” – só que não! Todos os supostos clichês que fazem os nerds mais chatinhos como esse que vos escreve gritarem “Arrá!” são derrubados a cada virada do roteiro, que dá uma rasteira nos que se acham os detetives de plágios.

Afinal, quem dá rasteira é o Batman e detetive mesmo é o Gordon. Ao menos é o que ele diz ao morcego em uma das cenas: “Você é bom de porrada, mas ainda tem muito o que aprender pra se tornar um detetive”. 

Acima, Hera Venenosa na versão da HQ, com cabelos e roupas em folhas, de uma forma totalmente original. Abaixo, a versão do desenho animado, mais parecia com a do game Batman: Arkham Asylum.

Embora seja uma série de animações, o formato não se dá em capítulos como uma minissérie, mas em mais de um longa. Esse primeiro “episódio”, se é que podemos chamar assim, já que se trata de um longa, mostra a história até o 4º número da revista. Vamos ver o que vem por aí (em 27 de julho). Mas já anuncio que a Hera Venenosa não é nem de longe o que é na HQ (uma das infelizes exceções).

 


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Claudio Siqueira
Escritor, poeta, Bacharel em Jornalismo e habitante da Zona Quase-Sul. Escreve ao som de bits e póings, drinkando e smokando entre os parágrafos. Pesquisador de etimologia e religião comparada, se alfabetizou com HQs. Considera os personagens de quadrinhos, games e animações como os panteões atuais; ou ao menos, arquétipos repaginados.
Artigos: 26
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

[…] Crítica | Animação Batman: O Longo Dia das Bruxas […]

Acompanhe o Otageek nas redes sociais

pt Português
X