Menino Maluquinho fala de alimentação saudável e inclusão nova cartilha3 minutos

Projeto da ONG Nosso Olhar contará com nove histórias, todas abordando a inclusão e o respeito às diferenças.

Chico, um menino com síndrome de Down, e suas irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, entraram para a turma do Menino Maluquinho em março, mês em que foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março). Agora, acabam de ganhar sua segunda aventura na cartilha “A Imaginação de Cada Um”, escrita por Manuel Filho, com ilustrações do talentoso Ziraldo

Desta vez, a galerinha realizará um delicioso piquenique com uma variedade interessante de alimentos, com guloseimas, bolos e frutas. A brincadeira se transformará em um bate-papo muito interessante e divertido sobre alimentação saudável.

Confira a capa da cartilha:

Capa da cartilha do Menino Maluquinho feita por Ziraldo.
Menino Maluquinho em “A Imaginação de Cada Um” capa da cartilha.

O projeto é uma parceria da Ziraldo Artes Produções com a ONG Nosso Olhar, fundada por Thaissa Alvarenga. “Cada cartilha vai trazer um assunto importante, como alimentação saudável, prática de esportes, diversidade, entre outros. É nossa contribuição para espalhar informação de qualidade e reflexões necessárias para a sociedade. Acreditamos que trabalhar em rede é a melhor maneira de promover a inclusão“, afirma Thaissa.

É a primeira vez que uma criança com síndrome de Down entra para a turma do Menino Maluquinho, o icônico personagem de Ziraldo que completou 40 anos e já teve 129 edições espalhadas por mais de 10 países. A importância desta cartilha é gigante, dada a informação de forma educativa tanto para as crianças e suas famílias sobre a necessidade de uma alimentação saudável, não só durante a infância, mas a educação alimentar para toda a vida. 

Ao longo das nove edições vemos Chico e suas irmãs, Maria Clara e Maria Antônia, participando das brincadeiras e expressando suas opiniões, com suas particularidades e personalidades. Ao lado de seus novos amigos eles esbanjam sorrisos, se divertem e ensinam que ser diferente é o que nos torna únicos.

Leia mais:

Serão distribuídas aproximadamente 270 mil cartilhas – 30 mil unidades de cada uma das nove edições, por todo o País, até o fim deste ano, disponíveis também em versão digital na plataforma ISSUU.

Além disso, as edições podem ser encontradas em diversos pontos, além da disponibilidade da versão digital. As cartilhas no formato impresso foram enviadas para a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e estão disponíveis na Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, no Instituto Jô Clemente, entre outros locais (ver quadro abaixo).

E também, várias escolas já estão aguardando a liberação dos protocolos de segurança para receber as cartilhas impressas. “A meta é fazer com que as escolas tenham as cartilhas, para que o conteúdo possa ser usado em sala de aula. Isso, por enquanto, não está acontecendo em razão da pandemia, que limita nossas ações”, afirma Thaissa Alvarenga.

As edições estão disponíveis também na sede da ONG Nosso Olhar , o Espaço Rede T21, que fica na Rua Éden, 352 – Morumbi, zona sul de São Paulo.

Pontos de distribuição:

Confira mais sobre os trabalhos da ONG Nosso Olhar no seu site, e confira suas redes sociais como, Facebook e Instagram

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Gustavo Menezes
Artigos: 140
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários