5 motivos para assistir A Amiga Genial na HBO

A Amiga Genial (My Brilliant Friend) estreou no final de 2018 e é uma produção original da HBO em parceria com a emissora italiana RAI. A série é baseada na aclamada tetralogia de livros Napolitana – escrita pela misteriosa autora italiana Elena Ferrante -, composta pelos livros A Amiga Genial, História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e de Quem Fica e História da Menina Perdida.

Ao longo da série, acompanhamos a amizade de Lenu e Lila, que vivem em um bairro pobre da Nápoles pós-guerra e são obrigadas a lidar diariamente com a violência, pobreza e dificuldades pelas quais suas famílias passam. As meninas, no entanto, desde pequenas têm o desejo de fugir dessa realidade e ganhar o mundo para além dos limites do bairro.

Confira o trailer da primeira temporada:

Cada temporada adapta um dos volumes da tetralogia, e atualmente a série está com duas temporadas, no processo de produção para o lançamento da terceira. Aproveitando a chegada do novo streaming do HBO, relembramos essa produção original do canal e listamos cinco motivos pelos quais você deve conhecer mais sobre essa história.

1 – Fidelidade aos Livros

A série adapta a história narrada nos livros de forma muito fiel, desde os mínimos detalhes às grandes cenas de maior impacto da narrativa. Muitas descrições de ambientes da cidade, do bairro e personagens se encaixam perfeitamente no que é apresentado na série. A escolha de adaptar cada livro em uma temporada diferente também contribui para que cada parte da história seja valorizada.

Além disso, a autora dos livros está presente na produção da série assegura a verossimilhança entre os livros e a mesma.

Lina e Lenu protagonistas da série A Amiga Genial - Otageek
Lenu e Lila crianças, na série A Amiga Genial.

2 – Cenografia

A história mostra diversos momentos da vida das amigas, desde a infância até a velhice, o que perpassa vários anos, como as décadas de 1950 e 1960 nas duas primeiras temporadas. Nesse sentido, há na série um grande trabalho cenográfico envolvido, que traz uma ambientação marcante, transportando-nos para aquela realidade.

Os carros nas ruas, as faixadas das casas e lojas, móveis, eletrodomésticos e figurinos transformam as localidades por onde a série passa. Impossível pensar que as filmagens não aconteceram naquela época!

Lenu na fase da adolescência - Otageek
Lenu na fase da adolescência.

3 – Produção Italiana

A Amiga Genial é a primeira série em língua não inglesa da HBO. Gravada na Itália, tem o elenco também italiano, incorporando de forma certeira os personagens pensados por Ferrante. Isso nos aproxima mais de vários aspectos da cultura italiana, como por exemplo a questão dos dialetos usados em Nápoles e como diferem da norma culta do italiano, o que demarca na série uma forte diferença social e cultural. O diretor também é italiano e foi uma escolha da própria autora para adaptar a obra.

Elenco da série A Amiga Genial - Otageek
Alguns personagens do elenco da série.

4 – Temáticas

Somado a toda beleza visual, a série também aborda assuntos de grande importância social, como a competição feminina, o papel da mulher na sociedade, a prisão dos relacionamentos abusivos, a violência à mulher, discussões entre os próprios personagens sobre desigualdade social, dentre outros temas.

Lenu e Lila adultas na série - Otageek
Lenu e Lila adultas.

5 – A Grande Produção

A Amiga Genial ficou marcada como uma grande produção por seus números grandiosos. Como Ferrannte e Constanzo buscavam um elenco originalmente napolitano e que se encaixasse perfeitamente como os personagens, a seleção para as atrizes principais teve a duração de oito meses e contou com uma média de participação de 9 mil pessoas. Além disso, a série contou com cerca de 150 atores e mais de 5.000 figurantes.

O cenário que materializa o bairro onde as amigas vivem, um dos cenários mais marcantes da série, foi construído do zero durante quatro meses e ao final somava 215 mil metros quadrados. Representa os 14 blocos que compõem a região de Rione em Nápoles.

Lila e Lenu no bairro onde cresceram - Otageek
Lila e Lenu no bairro.

A tetralogia Napolitana de Elena Ferrante já cativou vários fãs e despertou o interesse de várias outras pessoas para conhecer essa história. Assim, a série foi ansiosamente aguardada e muito bem recebida. Tanto na Itália, quanto em outros países ao redor do mundo, a primeira temporada da série teve altos níveis de audiência. Que tal se dar a chance de conhecer você também a narrativa dessas duas amigas?

Disponível no HBO Go

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Daniela Palmeira
Olá pessoal! Sou estudante de jornalismo, apaixonada por literatura e cinema! Estou por aí sempre escrevendo e conversando sobre livros, filmes e séries.
Artigos: 145
Se inscrever
Notificar de
guest
8 Comentários
Mais velho
Mais novo Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
Letícia Nogueira Gelabert

Não está mais na HBO Max. ?

Gustavo Câmara

Oi Daniela, lá tá com My Brilliant Friend.Hoje dia 09/08, consegui acessar.

Luisa Stange

Estou amando a série, mas agora que não tem mais HBO Go, assinei o MAX e não está no catálogo. Vc tem alguma informação?

Valeria Cervenca

Muito decepcionada com a exclusão da série do catálogo HBO MAX. Li a tetralogia (MARAVILHOSA!), assisti a primeira temporada e estava terminando a segunda (PRIMOROSAS!) quando houve essa mudança/migração p MAX. Que decepção com a HBO (produção deles!), desrespeito com o assinante…