Crítica | Quadrinho ‘O Último Jogo’ na POC Con 20213 minutos

O evento POC Con 2021, feira queer de quadrinhos e artes gráficas, disponibilizou uma série de quadrinhos online e gratuitos para serem baixados em PDF. Um deles é ‘O Último Jogo’, sobre o qual falaremos neste texto.

Capa do quadrinho O Último Jogo mostrando Roberto, um rapaz negro de dread, Talita, uma moça gorda de cabelo curto, e Júlio, um rapaz magro de cabelo grande, da esquerda para a direita

O quadrinho foi escrito por Renata C B Lzz, formada em design gráfico e licenciada em artes visuais, e desenhado por Mari Santtos, uma ilustradora, quadrinista e artista plástica de São Paulo. A versão disponibilizada é o volume 1 de uma série e traz um pouco da mitologia própria do universo, envolvendo bruxas, lobisomens, vampiros e caçadores.

Uma dupla composta por Júlio, vindo de uma família de bruxas, e Talita, vinda de uma família de caçadores de vampiros, muda-se para São Paulo a fim de ingressar na faculdade. Lá conhecem o poeta Roberto, um garoto normal que trabalha em um bar frequentado pelos dois.

O trio acaba então nutrindo uma forte amizade e, por fim, começa a surgir uma tensão romântica e sexual entre Júlio e Roberto. Talita, por sua vez, é uma garota lésbica de aparência fora do padrão. Por esses motivos, o quadrinho foi um dos selecionados para compor a Gibiteca da POC Con.

Outro fator interessante presente no quadrinho é uma certa insegurança de Júlio para com Roberto, indicando haver algo que o garoto não sabe sobre sua aparência. Por um momento, chegamos a ver uma situação em que Júlio usa uma cinta sobre o tórax, fazendo-nos pensar que ele pode estar escondendo seios femininos.

No entanto, a história faz um paralelo interessante e acaba revelando que o segredo era algo bem diferente do imaginado, sugerindo que a transexualidade muitas vezes é vista tal qual uma coisa mitológica e apavorante. Não sei precisar se essa foi a real intenção das autoras, mas é a conclusão pessoal a que pude chegar sobre esse ponto da obra.

Primeira página de O último jogo mostrando Júlio e Talita na sala de aula e Roberto trabalhando no bar
Trecho de ‘O Último Jogo’.

No entanto, como nem tudo são flores, o quadrinho acabou passando uma impressão de incompletude, de peças faltando. Talvez isso se deva ao fato da parte inicial da história ter sido retratada apenas em uma introdução inicial de uma página em prosa. Ou talvez pelo final deixar tudo em aberto para os próximos volumes.

De qualquer forma, a dinâmica do trio é interessante e demonstra grande potencial para história futuras. Além disso, destaca-se a qualidade gráfica da obra: ainda que seja um quadrinho independente, ele não perde em nada para produções de grandes editoras nesse aspecto.

Para baixar e ler o volume 1 de ‘O Último Jogo’, basta clicar aqui. E se quiser consumir produtos de ambas as autoras, confira a loja de Mari Santtos clicando aqui e a de Renata C B Lzz clicando aqui.

O Otageek também está fazendo uma cobertura completa da POC Con 2021, então não deixe de conferir:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Ana Laura Teodoro
Eu gosto de... leia mais
Artigos: 28
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários