Loki | 10 easter eggs em Loki que talvez você não tenha percebido no primeiro episódio9 minutos

O Universo Marvel é ridiculamente grande e expansivo, com tantas ramificações e universos paralelos que qualquer pessoa é facilmente capaz de se perder. Para nossa sorte, o MCU (universo cinematográfico Marvel) é um pouco menor e mais direcionado, mas ainda assim muitas coisas passam despercebidas, e é por isso que estamos aqui. Para mostrar o que talvez você não tenha notado, vamos aos easter eggs em Loki.

Capa de loki com uniforme da TVA e Nova York pegando fogo ao fundo
Será que você viu esses easter eggs?

Com a estreia da nova série original da Disney Plus, Loki, não poderíamos deixar de criar várias teorias e buscar significados até em um fio de cabelo fora do lugar (ou no lugar até demais?). Então, aqui vão alguns easter eggs filtrados em Loki que fazem muito sentido.

Contém spoilers a partir daqui, então recomendo fortemente que assista ao primeiro episódio antes de prosseguir.

Tony Stark e o “propósito glorioso”

O primeiro easter egg em Loki vem logo no começo do episódio: quando Loki escapa com a ajuda do Tesseract (cena de Vingadores: Ultimato), o mesmo faz referência ao filme Homem de Ferro (2008), o qual mostra Tony Stark em um deserto após escapar de um cativeiro.

Na série, o Deus da Trapaça também está em fuga, acaba indo parar em um deserto na Mongólia e ainda repete a frase “propósito glorioso”, mas é rapidamente capturado pela TVA.

Loki no Deserto da Mongolia - easter eggs em loki
Loki no Deserto da Mongólia em um de nossos easter eggs.

Goldman Sachs

Logo no início do episódio, quando Loki é levado para a TVA, há outra pessoa sendo detida por viajar indevidamente no tempo. Esse personagem não tem nome, mas diz ser filho de um membro da diretoria da Goldman Sachs.

É uma piada pequena que passa despercebida e não faz nenhuma referência aos quadrinhos, e sim uma brincadeira com a realidade, já que a empresa existe e é uma gigante no mercado de investimentos (será que lá também tem um Tony Stark?).

easter eggs em loki

E o que a série faz ao trazer esse personagem é outro easter egg em Loki que brinca com o filme De Volta para o Futuro 2, colocando alguém ligado à multinacional viajando no tempo para saber onde investir — isso até ser preso pelos Homens-Minuto da TVA.

 Tesseract

Desde que o MCU passou a existir, tomamos como partido que o Tesseract é uma das Joias do Infinito. Porém, nos quadrinhos, o nome está ligado a outra coisa e não a esse objeto cósmico.

tesseract - easter eggs em loki
Tesseract

Nas HQs, Mr. Tesseract é um agente da TVA. Ele foi criado em 1994 para uma história do Quarteto Fantástico e nunca teve grande relevância, sendo apenas citado vez ou outra como alguém abaixo do Agente Mobius na escala burocrática da agência.

Em Loki, há uma rápida piada sobre isso quando o personagem chega à agência. Um dos Homens-Minuto entrega o Tesseract ao recepcionista e pede para que ele arquive o objeto. Ao descobrir o nome do artefato, ele completa: “mas que nome bobo”, ironizando o personagem dos quadrinhos.

Agents of S.H.I.E.L.D.

agent of shields - easter egg em loki
Pelo menos a série vive nos easter eggs.

Quando Loki chega à TVA, muitas coisas acontecem sem ele entender. E uma das coisas que perguntaram para o deus da trapaça e o mesmo não entendeu o porquê, foi se ele é um ser totalmente orgânico.

A resposta bem humorada de Loki foi: “Muitas pessoas não sabem se são robôs?” E essa é uma referência ao episódio Life Model Decoy de Agents of S.H.I.E.L.D., no qual robôs substituíram vários personagens. (Eles estavam, de fato, sem saber que eram robôs.)

Timekeepers

miss minutes  em loki

Outro easter egg em Loki que foi bem sutil pode ser encontrado no vídeo da Miss Minutos, quando os Timekeepers foram introduzidos. Os fãs da série animada mais antiga reconhecerão que a animação nesta sequência é um recall direto para os desenhos animados dos anos 1960 da Marvel.

Kree e Tropa Nova

easter eggs em loki

Durante a animação de Miss Minutes, há uma menção a uma possível revolta como algo desaprovado pela TVA. Na tela, vemos dois grupos se enfrentando, um parecido com os Kree e outro com a Tropa Nova. Coincidentemente, um conflito entre os dois é citado em Guardiões da Galáxia (2014).

Nexus

Miss Minutes também cita o evento Nexus, quando alguém se desvia do plano dos Guardiões do Tempo. O termo é mais uma referência ou conexão do que um easter egg em loki. O termo foi usado em Vingadores: Era de Ultron e em um comercial de WandaVision (no episódio 7, vemos um remédio com esse nome sendo referido como “um antidepressivo que funciona ancorando você de volta à sua realidade — ou à realidade que escolher”).

nexus - easter eggs em loki
nexus - easter eggs em loki

Nexus é um evento causado quando uma Variante foge do fluxo original do tempo, ocasionando essa distorção temporal — como o próprio Loki. A escolha de palavras (“pode se ramificar em loucura, levando a outra guerra multiversal”) é bem interessante, já que faz uma referência quase direta ao próximo filme do Doutor Estranho, que vai se chamar No Multiverso da Loucura.

Josta

Outro detalhe divertido e bem sutil é a bebida Josta, consumida por Mobius. O produto era vendido pela Pepsi nos anos 1990, mas foi retirado do mercado. Pelo visto, ele se tornou alvo de pequenos delitos temporais (e isso pode, Guardiões do Tempo???).

josta - easter eggs em loki

D. B. Cooper

O único crime aéreo dos Estados Unidos que não possui solução é o caso de D. B. Cooper (o nome foi um erro de reportagem que acabou pegando como pseudônimo do criminoso).

E para apresentar uma solução, bem plausível quando se trata de Marvel, Loki cometeu o crime após perder uma aposta para seu irmão Thor. Não é um ato ligado aos quadrinhos, apenas mais uma brincadeira com a realidade que rende boas referências.

D. B. Cooper, Loki de óculos escuro e terno no avião
Loki como D. B. Cooper.

Terra-616

Já no final do episódio e o último easter egg em Loki do qual vamos falar aqui, ocorre quando Loki termina de ver a recapitulação de sua vida. O rolo de filme conectado ao projetor se encerra e é possível ver rapidamente algumas anotações sobre ele.

Nele, está escrito ETH-616, uma clara referência à Terra-616, universo no qual se passam as histórias em quadrinhos da Marvel. A Terra-616 já foi citada em outros filmes, mas sem conectar o MCU com as HQs — mas nunca sabemos o que pode sair dessa loucura de multiverso (Dr. Estranho, é você?).

EHT 616 escrito na fita

E também, é claro, há as dicas das histórias não contadas, como a gaveta de Casey cheia de Pedras do Infinito (“como assim, elas estão em uma gaveta???”), ou a revelação de que há outro Loki que a TVA está caçando. Quantas vezes Loki bagunçou a linha do tempo sagrada? Todos eles provêm de Vingadores: Ultimato? O que os vingadores fizeram teve consequências também? Só o tempo (ops ;D) nos dirá.

Leia Também:

Loki | 10 quadrinhos sobre o Deus da trapaça para ler após assistir a série no Disney Plus – Otageek

Temporada do Loki | O que assistir antes da série do Disney Plus – Otageek

Loki | Primeiras Impressões Sobre as Peripécias do Deus da Trapaça – Otageek

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Rafaella Moura
Artigos: 36
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários