Crítica | Entre os Muros da Escola – My French Film Festival4 minutos

"Entre os Muros da Escola" retrata uma escola pública na periferia de Paris e as relações entre o corpo de professores e alunos

A obra traz uma crítica social sobre as dificuldades que a escola pública enfrenta e como o professor nunca deve desistir de seus alunos. O filme Entre os Muros da Escola faz parte do My French Film Festival, do serviço de streaming Supo Mungam Plus, confira!

Entre os muros da Escola se encontra disponível no Supo Mungam Plus
Entre os Muros da Escola se encontra disponível no Supo Mungam Plus

Sinopse pelo Supo Mungam Plus:

“François e seus colegas professores se preparam para um novo ano em uma escola em um bairro difícil. Equipados com as melhores intenções, eles se preparam para não permitir que o desânimo os impeça de tentar dar a melhor educação a seus alunos. Culturas e atitudes frequentemente se chocam na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea. François insiste em uma atmosfera de respeito e cuidado. Nem calmo nem severo, sua franqueza extravagante sempre pega os alunos de surpresa. Mas sua ética em sala de aula é posta à prova quando seus alunos começam a desafiar seus métodos…”

Confira também:

Vamos ao filme

Entre os Muros da Escola é um longa que te coloca dentro da sala de aula novamente e te deixa desconfortável com todos os problemas apresentados naquela escola fictícia. As dificuldades causadas pelo autoritarismo exagerado dos docentes, pelo desgaste visível dos professores e dos alunos que muitas vezes trazem os problemas familiares para dentro da sala de aula.

A obra retrata uma escola pública na periferia de Paris e as relações entre o corpo de professores e alunos em diversas situações: sala dos professores, conselho de classe, pátio, reunião de pais e mestres e, especialmente, na sala de aula do ensino fundamental.

O filme se inicia com o começo do ano letivo, quando ocorre a primeira reunião dos professores da escola e logo é possível notar o desgaste dos professores, pois um deles está para se aposentar e deseja boa sorte para os que vão ficar. A cena chama muita a atenção por ser um reflexo de uma da maiores barreiras na história: o professor desmotivado que desistiu da escola, dos alunos e da educação.

Professor François na sala de aula
Professor François na sala de aula

Outra cena que chama bastante a atenção logo no início do filme acontece quando os professores pegam a lista de chamada e ficam apontando quais são os bons alunos e quais são os problemáticos. Essa segregação é vista durante o filme, com os mestres desistindo totalmente dos alunos e, muitas vezes, desabando na sala dos professores prestes a desistir de tudo.

Contudo, em meio a todo esse corpo docente desgastado pelos problemas, existe um professor que sempre tenta ao máximo ajudar os alunos de sua classe, mostrando que todos são bons em alguma coisa e que todos merecem ter uma voz. François se esforça em sua metodologia, bem diferente da dos colegas que sempre o tentam desmotivar, insistindo que “x” alunos não valem o esforço.

Leia também:

François é o retrato do professor que é engolido pelo sistema e a obra mostra isso. Em certo ponto, um aluno da classe de François é mandado para o conselho estudantil para análise de expulsão. O protagonista tenta intervir para que o aluno não seja enviado para o conselho, pois todos sabem que eles sempre expulsam os alunos. Infelizmente não é possível fugir daquele sistema e isso mostra que o esforço individual não é suficiente para lutar contra uma estrutura que elimina e exclui.

O final do longa não traz soluções para os problemas da escola ou para a desigualdade enfrentada no ambiente escolar, mas durante todo o filme é visto que diversas questões poderiam ser resolvidas se os alunos tivessem voz e mais apoio dos professores. Entre os Muros da Escola serve um gosto amargo no final e te deixa bastante reflexivo sobre a problemática apresentada.

Se interessou pelo filme? Entre os Muros da Escola está no catalogo do serviço de streaming Supo Mungam Plus.



E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Default image
Norman
Escrevo sobre animes, jogos, séries farofa e jogo uns joguinhos aí na Twitch
Articles: 88
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Acompanhe o Otageek nas redes sociais

pt Português
X