7 filmes adolescentes da década de 2000 para relembrar9 minutos

A primeira década do século 21 foi repleta de filmes voltados para o público adolescente. Relembre com a gente!

Ser adolescente pode ser um dos melhores momentos da nossa vida, mas é sempre bom ver alguns filmes que simbolizam esse momento ou nos deixam escapar. A década de 2000, assim como a década de 80, teve muitos filmes feitos para o público jovem. Portanto, vamos dar uma olhadinha em 6 filmes adolescentes que passam pela primeira década do século 21:

1 – Ghost World – Aprendendo a Viver

Ghost World - Aprendendo a Viver - um dos filmes adolescentes dos anos 2000

Abrimos esta lista com o ano de 2001 e vamos falar de Ghost World, filme que deu início à carreira longeva de Scarlett Johansson no cinema e é uma produção que busca falar de uma área inexplorada no cinema.

Antes mesmo de Greta Gerwig falar sobre a adolescência feminina no cinema indie, Ghost World buscava tratar, com uma verdade esmagadora, sobre o momento da vida adolescente no qual não se tem mais escola, ainda não tem a faculdade e não há perspectiva de vida.

O filme conta a história de Enid e Rebecca, duas adolescentes recém-formadas no ensino médio que passam seus dias buscando por alguma coisa para fazerem. Enid acaba se interessando por um homem mais velho, Seymour. Enquanto Rebecca foca sua atenção em Josh. Ambos interesses românticos acabam mudando a vida e a amizade das jovens, em um dos filmes adolescentes mais reflexivos da década.

2 – Meninas Malvadas

Meninas Malvadas, um dos filmes adolescentes dos anos 2000

Avançando para quase a metade da década dos anos 2000, temos a jornada de Cady Heron no cinema enquanto ela busca por uma identidade própria dentro do mundo das garotas. E isso deu origem a um dos filmes adolescentes mais icônicos da década.

O filme se passa no ensino médio e fala sobre as relações sociais entres as adolescentes do ambiente. Tina Fey pegou muito de suas vivências pessoas para dar uma abordagem mais realista. Então o roteiro transparece muitas situações comuns que pessoas podem se deparar no dia-a-dia.

A história fala sobre a vida de Cady Heron, uma menina adolescente que estudou em casa a sua vida toda e veio da África. Logo nos seus primeiros dias de aula, ela conhece Regina George e Janis Ian, dois extremos opostos e que se odeiam. Cady forma uma amizade com ambas e se vê dividida, sem saber onde focar suas energia, ainda tendo que conquistar o gatinho Aaron Samuels.

O filme foi um estouro na época, quase tendo concorrido ao Oscar. O longa ainda ficou mais popular por popularizar a gíria “fetchy”, ou “barro” em português.

3 – Quatro Amigas e um Jeans Viajante

Quatro Amigas e um Jeans Viajante, um dos filmes adolescentes dos anos 2000

No ápice dos anos 2000, quatro atrizes jovens vieram ao estrelato com esse clássico teen.

Quatro Amigas e um Jeans Viajante é a adaptação de uma franquia literária muito popular nos Estados Unidos. Não demorou muito para a Warner Bros. ir atrás dos direitos e pegar algumas atrizes de televisão.

A Warner escalou Alexis Bledel, que estava popular na série Gilmore Girls. Amber Tamblyn estava na série indicada ao Emmy, Joan of Arcadia. America Ferrera esteve bem popular na TV pelo remake americano de Betty, a Feia. Enquanto Blake Lively ainda não estava muito inserida na indústria, mas logo depois fez Gossip Girl.

O filme fala sobre um grupo de amigas de infâncias e suas aventuras no primeiro verão em que passam longe umas das outras. Antes de se separarem, elas encontram uma calça mágica que consegue caber no formato corporal de cada uma. Elas decidem compartilhar a calça enviando-a por correio e escrevendo suas suas experiências.

Não demora muito para as amigas encontrarem dificuldades e aprendem o peso que é preciso para segurar as responsabilidades.

Leia também:

4 – High School Musical

HIgh School Musical, um dos filmes adolescentes dos anos 2000

Filmes para a televisão não costumam ter um espaço muito grande na vida de tanta gente, mas High School Musical virou um fenômeno tão grande que parece ressoar até hoje na cultura pop como um dos filmes adolescentes mais lembrados.

Todo mundo gosta da história de Troy e Gabriella, mas é sempre bom contar novamente. Parece meio Grease – pode até ser inspirado – ambos se conhecem antes da voltas as aulas, mas acabam descobrindo que estão fazendo parte da mesma turma.

Ela é a nerd. Ele é o jogador de basquete. Enquanto ela é mais centrado no estudo, os pais dele esperam que o garoto tenha uma postura mais ríspida. Todos os paradigmas são quebrados quando ambos decidem enfrentar suas tribos ao tentarem papéis para o musical da escola.

Não demorou para High School Musical se tornar um sucesso e ser espalhado aos quatros cantos do mundo. O filme chegou a ter uma turnê mundial, tendo passado pelo Brasil. Além disso, teve duas sequências sendo uma delas para o cinema.

5 – Gatos, Fios Dentais e Amassos

Gatos, Fios Dentais e Amassos, um dos filmes adolescentes dos anos 2000

Muitos filmes adolescentes gostam de demonstrar as angustias de meninas adolescentes mal-humoradas. Mas Gatos, Fios Dentais e Amassos traz uma visão um tanto quanto particular do assunto. Ao invés de tratar o tema com seriedade, ele aposta numa abordagem mais limpa e jocosa em cima do amadurecimento feminino.

A trama conta a história de Georgia, uma menina adolescente que reside numa cidade pequena do Reino Unido. Ela tem uma vida típica de adolescente comum até que um par de gêmeos muda para a escola da qual ela estuda. Então Georgia e Jess, sua melhor amiga, precisam aprender a lidar com as dificuldades do amor, enquanto amadurecem e precisam tomar decisões difíceis.

O filme é uma delícia de assistir. Mas, acima de tudo, ele é dirigido por uma mulher, o que ajuda nessa composição de cenário mais receptivo e natural. Nada aqui é tratado como um tabu pelo roteiro. O que é tabu para as meninas, acaba se tornando a comédia dentro do filme.

6 – Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry potter e o enigma do príncipe

O ano de 2009 foi muito estranho. Mas nada foi tão peculiar quanto a transição de Harry Potter entre a adolescência e a vida adulta.

Muitos fãs detestam o sexto filme da franquia, porém não dá para negar que ele representa muito bem o final de uma década. Isso pois no fim dos anos 2000, Harry Potter era um assunto muito em alta, os fãs precisavam crescer com o personagem e aceitar que a vida toma rumos inusitados.

A relação entre fandom e filme é muito diferente aqui, pois em um momento de transição precisamos aceitar mudanças. O que os fãs de Harry Potter não aceitaram nesse ponto da saga: as diferenças entre livro e filme são o que deixam o filme mais gostoso.

Enigma do Príncipe é a prova perfeita de como cinema e literatura podem se influenciar, mas nunca se replicar em uma tela de cinema. David Yates abusa de uma liberdade criativa maravilhosa e bárbara. É, sem dúvidas, um dos filmes mais gostosos da franquia.

O filme se passa no sexto ano de Harry Potter na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, quando o garoto precisa se aproximar de um professor muito importante para que ele e Dumblodore decifrem o passado de Voldemort. O que acontece é que dentro desse período ele precisa lidar com os calores da adolescência, além da trama sendo formada entre os corredores da escola.

O filme engana tanto ao espectador que quando chega ao final golpeia qualquer um que esteja assistindo, assim como a vida real. É um dos caminhos mais corajosos da saga e reflete o amadurecimento dos atores.

Bônus: As Apimentadas

as apimentadas

Voltando ao início da década de 2000, fechamos nossa lista com As Apimentadas. O filme responsável por revolucionar a forma como líderes de torcida seriam tratadas no cinema. Além de tocar em questões raciais ainda bem pertinentes.

O filme mostra Torrance Shipman assumindo o posto de capitã das líderes de torcida de seu colégio. Não demora muito até que um acidente aconteça e, assim, ela precise substituir uma líder de torcida ferida. Acaba descobrindo que suas coreografias são plágios.

Quando Torrance confronta Isis, capitã do time rival, ela precisa começar a tomar noções dos privilégios que ela tem a sua volta, uma vez que Isis e sua equipe não têm dinheiro o suficiente para irem ao campeonato e Torrance precisa aprender a correr atrás de seus objetivos ao invés de recebê-los.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Paulo Miranda
Nascido e criado no Rio de Janeiro, 20 anos, sou formado em inglês e um estudioso de cultura pop. Sempre tentando buscar e compreender os movimentos que movem a cultura nerd, Atualmente colunista do Otageek e futuro estudante de literatura inglesa.
Artigos: 76
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários