Cuidado com as espirais: Uzumaki e o terror desconhecido2 minutos

Saindo diretamente da grande mente de Junji Ito, um dos mestres do terror japonês, Uzumaki merece cada elogio sobre sua ambientação e atmosfera aterrorizadora. Combinando sua arte fantasticamente perturbadora com uma historia de horror lovecraftiano, este manga pode ser realmente considerado um clássico do seu gênero.

Espiral grande de Uzumaki
Espirais de Uzumaki.

A historia se passa na cidade fictícia de Kurôzu-cho, onde uma maldição sobrenatural envolvendo espirais se alastra. Contada na perspectiva dos cidadãos da cidade, da adolescente Kirie Goshima e de seu namorado Shuichi Saito, a obra trás em seu desenvolvimento os eventos que Kirie e Saito testemunham consequentes da maldição que afeta todos os moradores de tal local, tornando-os cada vez mais obsessivos ou paranoicos com espirais.

Homem em uma sala com vários espirais em papéis e até no teto em Uzumaki
Ainda mais espirais em Uzumaki.

Executando de forma excelente sobre a premissa proposta, Junji Ito consegue transferir ao leitor o sentimento de inquietação que os próprios personagens passam na obra, deixando sempre um ar misterioso e o pensamento de qual será a próxima atrocidade espiral que irá acontecer. Grande parte se dá a arte fantástica que encapsula o sentimento de confusão, nojo e de fascínio que as espirais passam, criando imagens grotescas mas ainda assim fascinantes colocando o leitor na posição dos personagens que como eles não conseguirá deixar de olhar para as espirais.

Com uma atmosfera magnifica e uma arte amedrontadora, Uzumaki é uma leitura essencial para todo fã de terror, trazendo ao leitor um mistério brutal e inescapável a obra consegue transferir a paranoia para cada pagina criando um clássico da literatura japonesa moderna.

Nota: 5/5 (clássico)

A adaptação de Uzumaki realizada pela Toonami teve sua estreia em 2020.

Texto publicado originalmente pelo Felipe Braga.

Leia também:

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Luna | A Patroa da Redação
Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?
Artigos: 883
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários