Uma breve história sobre o Grunge4 minutos

A palavra grunge, que significa sujo ou sujeira, passou a descrever um gênero musical nos Estados Unidos

Tudo começou com The Melvin. Formada em 1983 no estado de Washington, a banda fazia parte de uma geração de músicos influenciados por artistas como KISS, Black Sabbath, Led Zeppelin e AC/DC. Inspirando-se nas bandas que eles amavam, The Melvins foram então um dos primeiros grupos de rock a misturar elementos de metal e punk em seu som.

Os três indegrantes da banda The Melvins,  Buzz Osborne, SUSAN BLACK e Dale Crover
The Melvins

A cidade de Seattle daquela época estava perdendo sua imagem hippie, mas ainda mantendo os valores de contracultura e não-conformidade. Nesse contexto, em 1984, as bandas Green River e Soundgarden se formaram, seguidas pela Screaming Trees em 1985. No ano de 1986, assim, fundou-se a Sub Pop Records com sede em Seattle. Essa compilação, creditada como a primeira distribuição do grunge, incluía Melvins, Green River, Soundgarden, Malfunkshun, Skin Yard e The U-Men.

Integrantes da banda Mother Love Bone, Andrew Wood, Stone Gossard, Jeff Ament, Bruce Fairweath e Greg Gilmore
Mother Love Bone

Já no início da nova década, a banda Mother Love Bone estava prestes a fazer de seus membros as estrelas do rock que eles pretendiam ser, quando Wood (vocalista) infelizmente morreu de forma inesperada após uma overdose de heroína. O colega de quarto de Wood, Chris Cornell, do Soundgarden, chegou até a escrever uma homenagem ao seu falecido amigo.

Todavia, algumas músicas tocadas com os membros sobreviventes do Mother Love Bone se transformaram em um álbum inteiro, o Temple of the Dog. Isso, por sua vez, acabou chamando a atenção de Cornell para uma das músicas, a qual ele achou que seria melhor como dueto. Ele então convidou um vocalista de apoio, Eddie Vedder, para se juntar a ele e cantar ‘Hunger Strike‘. No mesmo ano, Vedder se juntou aos membros restantes do Mother Love Bone para a criação de uma nova banda chamada Mookie Blaylock, posteriormente renomeada como Pearl Jam.

No mesmo período, em 1990, o Nirvana consistia apenas do cantor e guitarrista Kurt Cobain e do baixista Krist Novoselic, e ainda não havia sequer encontrado um baterista em tempo integral. Mas isso mudou quando eles foram finalmente apresentados a Dave Grohl por meio de seus amigos, tornando-se também uma das maiores bandas dos anos 90 junto a Pearl Jam.

Os integrantes da banda Nirvana : Dave Grohl, Kurt Cobain e Krist Novoselic
Nirvana

As bandas se tornaram frequentadoras regulares de casas de shows por todo o país, apresentando-se em locais ainda abertos hoje, como The Crocodile e The Showbox. Porém, antes de qualquer uma delas realmente sair de Seattle, elas se descreveram de maneira auto-depreciativa, referindo-se a si mesmas e ao seu estilo musical como sujo, escória e – você adivinhou – grunge.

Entretanto, em 1991, quando o Nirvana alcançou o número um na parada de músicas alternativas da Billboard, com o Pearl Jam logo atrás, “grunge” passou de uma piada para um descritor real do subgênero da música rock, caracterizado por distorção da guitarra, feedback e letras angustiadas e sinceras. Com o passar dos anos, à medida que o conceito foi cada vez mais utilizado no mainstream, tornou-se cada vez mais rejeitado e anticonformist.

Cantor Kurt Cobain

Kurt Cobain

E como essas bandas desenvolveram uma necessidade de marketing, o “grunge” mudou para um estilo de vida, especialmente na moda. Essa indústria, de Macy a Marc Jacobs, começou a criar itens que imitavam o estilo dessas bandas, como camisas de flanela, botas de combate e chapéus de esqui de lã, geralmente usados com cabelos não lavados.

Festa Grunge
Grunge Party

Infelizmente, Grunge acabou se tornando um termo genérico para as bandas do noroeste americano dos anos 80 e 90 em algum momento, mesmo que tivessem estilos e sons completamente diferentes. Hoje, porém, o termo foi recuperado, ainda mantendo os mesmos valores que iniciaram o movimento.

Leia também
:


E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Default image
H1za
Artes, jogos e um pouco de filmes. Viver é comer, dormir e arrumar brigas!
Articles: 25
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários

Acompanhe o Otageek nas redes sociais

pt Português
X