Nosferatu | Plantando as sementes do terror3 minutos

Como Nosferatu influenciou a criação de um dos gêneros mais importantes do cinema
Nosferatu 1922
Nosferatu 1922

Sendo considerado de forma unanime uma das principais obras do cinema mudo mundial, Nosferatu (1922) mostra a experimentação e um desvio dos padrões cinematográficos da época, assim se consolidando como o principal exemplo do cinema expressionista alemão e a obra mais famosa desta escola.

O filme traz uma adaptação do grande romance Drácula de Bram Stoker, mas trocando nomes de personagens e localidades por problemas legais com a família do escritor da obra original. O longa narra a história de Conde Orlok, um vampiro dos Montes Cárpatos que se apaixona perdidamente por Ellen e traz o terror à cidade dela.

Leia também:

Nosferatu 1922
Nosferatu 1922

O avô de Freddy Krueger

Uma obra única e um produto de sua época é o que se pode dizer sobre Nosferatu. A obra foi criada em um período negro na história alemã, isto é, durante o pós-guerra que com ele trouxe o crescimento dos ideais nazistas e a crise econômica, consequentemente, criando um ambiente cultural melancólico e dividido.

A influência de tal zeitgeist fica clara na produção e estética do longa, que utiliza de um baixo orçamento com cenários e cenas improvisadas, o que criou um sentimento ainda mais realista, trazendo uma estética escura, suja e com clara influência gótica o filme consegue criar cenas de alta tensão e ameaçadoras.

Por fim a caracterização cria uma clara separação das obras da época para com o longa, ele tendo como protagonista uma criatura vil, demoníaca e com caráter perturbado o que se deferia dos clássicos, em que os bons feitores reinavam como personagem principal.

Considerado um dos progenitores do gênero podemos dizer que o filme Nosferatu é o avô de todas criaturas maléficas que amamos nos filmes de terror, sem ele não terias Freddy, Jason, Chucky e a lista continua. Com influências e elementos aplicados até hoje na reencarnação moderna do gênero a importância dessa obra é inegável. Sem ela o cinema não se tornaria no gigante que é hoje.

Nosferatu 1922
Nosferatu 1922

Se você ama cinema ou só é um grande fã de filmes de terror essa obra é um essencial para você. Nota: 5/5 (clássico).

Texto publicado originalmente por Felipe Braga através do programa Crie Conosco e migrado para a versão 2.0 do site por Gabriel Brito .

.

E se você gostou do nosso conteúdo, apoie-nos através das nossas redes sociais e acompanhe nosso podcast

Facebook RSS Youtube Spotify Twitch


Receba conteúdos exclusivos!

Garantimos que você não irá receber spam!

Compartilhe essa matéria!
Imagem padrão
Luna | A Patroa da Redação
Já pensou em começar a valorizar o Jornalismo Cultural Independente hoje?
Artigos: 883
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários